Presidencialismo e parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração?

No presidencialismo o governo e eleito pelo povo de forma mais democrática (através do voto) e se for de interesse do povo o mesmo poderá se reeleger. Já no parlamentarismo pode haver unificação dos poderes (na mão de um só) no qual irá governarsem fixação de tempo de mandato e ainda poderá eleger seu sucessor mas somente com apreciação do parlamento.
No Brasil discute-se muito a crise do presidencialismo, e pouco a do próprio regime parlamentarista. Hoje as pessoas vêm defendendo o parlamentarismo como solução em face das crises que o presidencialismo apresenta.
Assim com a implantação do parlamentarismo no Brasil teria que ocorrer umareforma na legislação partidária ,além do mais deve-se atentar para o fato de que organizações não partidárias e não parlamentares acabam tendo dificuldades no parlamentarismo , regime em que o poder fica com o parlamento e os poucos partidos , resultando que tais movimentos perdem força e peso.
Por isso seria prejudicial ao País se a mudança de regime viesse a ocorrer sem que a nação soubesse asdificuldades que ambos os sistemas enfrentam, até porque, a se adotar o parlamentarismo no Brasil somente a união, com a câmara continuando com sua representatividade fraudada e coexistindo com Senado Federal ,sem legislação partidária adequada , estaríamos adotando , não o parlamentarismo , mas as crises do parlamentarismo.

Por isso concluímos que o presidencialismo seria a melhor escolha porse tratar de uma forma de governo o qual o povo pode defender seus interesses, e o presidente não se torna um soberano , apesar do domínio sobre os ministérios ,já no parlamentarismo ,o chefe de estado pode se torna um monarca e unificar todos os poderes em suas mão ate se negar a sair do governo.
Contudo, deve o presidencialismo ter eficiência. Deve ter a medida do necessário e convenientepara a defesa do interesse social e não para o enriquecimento de aproveitadores. Deve ser constituído de uma máquina que torne possível a prestação de serviços essenciais à comunidade e, ao mesmo tempo, a fiscalização do cumprimento da lei reguladora da conduta humana.

Introdução
Neste trabalho falaremos um pouco sobre presidencialismo e parlamentarismo e qual seria a melhor forma de governo noBrasil nos dias atuais, visando os benefícios que cada um nos traz levando em conta que cada um tem a sua ideologia e seus objetivos políticos diferentes, mas que sempre buscam uma forma de justiça social.

Conclusão
Após definirmos todas essas características políticas adotadas pelos Estados estamos em condições de afirmar que a despeito de todas as diferenças, os Estados procuram sempre aorganização da sociedade e a busca da justiça social. Ao analisarmos cada Estado devemos identificar qual a sua ideologia e qual seus objetivos políticos através das definições acima.

Presidencialismo e Parlamentarismo
 
           
Regimes ou sistemas de governo são técnicas que regem as relações entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo no exercício  das funções governamentais.           
Ao estabelecer maior independência ou maior colaboração entre eles, ou a combinação de ambos, dá origem a três sistemas básicos:
 
Presidencialismo; Parlamentarismo e o Convencional ou de Assembléia. 
 
Neste último, ocorre o domínio do sistema político pela Assembléia, não havendo Executivo e nem Governo separado e, quando há um Chefe de Estado, ele é apenas figura decorativa pois o  governomesmo é exercido por uma Comissão da Assembléia. São exemplos deste sistema, os da Suíça, Polônia, antiga URSS, etc.
 
Mas, o que predomina no mundo, de fato, são os sistemas presidencialista e parlamentarista.
 
Presidencialismo é o regime de governo com as seguintes características:
a)     O Presidente da República exerce plenamente o Poder Executivo, acumulando as funções de Chefe...
tracking img