presidencialismo ou parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



Penso que o parlamentarismo seria melhor. O congresso seria de vital impor-tância num sistema assim. Leva-sem em consideração, que os políticos saberiam os riscos deperderam os seus mandatos em caso de improbalidades ou desvios de condu-tas.
Os brasileiros também teriam de levar bem mais a sério o voto para os cargos elegíveis do congresso. Epor falar em voto, ele seria não obrigatório. Isso significa ter pouca participação, entendo 40 % votando de forma consciente, dos 80 % que temos hoje votando em quem está em primeiro,ou em troca de dentaduras, cadeiras de rodas, cesta básica e outros favores ínfimos.
O parlamentarismo também pode ajudar bastante na composição do congresso e do governo.Pode atenuar as eventuais crises geradas com as negociações para a ob- tenção de maiorias parlamentares.
O partido com mais votos formaria o governo e indicaria o promeiro-ministro.A
maioria seria dada antecipadamente pelos eleitores nas eleições. Fortaleceria os parti-dos, que teriam de tornar-se mais programáticos.
Outro aspecto legal e bastante positivo seiaa resolução mais rápida de crises po-
líticas, mediante a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições. O pre- sidente seria chefe de estado e poderia atuar como moderador, casonão houvesse seu envolvimento direto na crise.
Entretanto, embora o parlamentarismo não será saída para todos os males, creio
que seja um caminho muito mais adequado paraconferir governabilidade, tornar o
congresso co-responsável pelas diversas políticas e obrigar ao entendimento, inclusive porque em caso de impasse absoluto, o presidente da república tem odireito de apertar o botão vermelho e convocar eleições gerais.









FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

PSICOLOGIA (2ª SEMESTRE)...
tracking img