presbiopia01

536 palavras 3 páginas
Presbiopia
O funcionamento do Olho
Quando o olho não apresenta nenhuma deficiência visual, a imagem dos objectos, próximos ou distantes, forma-se sobre a retina. 0 cristalino encurva-se em função das distancias, a fim de reproduzir uma imagem nítida: é o chamado poder de acomodação. A acomodação funciona desde uma distância de uma dezena de centímetros até ao infinito. Quando a imagem não se forma sobre a retina, a visão é desfocada.
O que é a Presbiopia?
A presbiopia é uma evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas a partir dos quarenta anos: o cristalino perde a elasticidade, encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, donde resulta uma crescente dificuldade em ver bem ao perto.
Os primeiros sintomas
- Dores de cabeça
- Dores nos olhos durante a leitura
- Impossibilidade de focar objectos que se encontrem mais próximos
Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler o jornal? Os seus filhos "implicam" consigo, ao vê-Ia enfiar uma agulha? Aproxima-se mais da luz?
São os primeiros sintomas da presbiopia, em que o seu aparecimento exacto depende de diversos factores.
Compensação
Existem vários tipos de lentes correctoras. Para o aconselhar sobre as lentes mais adequadas as suas expectativas e necessidades, os especialistas terão de conhecer as suas actividades, tanto profissionais como de lazer. Embora todas as lentes para presbiopia tenham por objectivo proporcionar a recuperação da visão de perto inicial, não têm todas as mesmas características.
As lentes simples de leitura
Para ler o jornal, coser, escrever, sem nunca olhar para além dessa distância, as lentes simples de leitura ou as "meia-lua" são adequadas. Mas quando o portador levanta os olhos para ver o que esta em visão intermédia e ao longe, as imagens tornam-se desfocadas. Isto obriga a tirar e por os óculos continuamente, ou a olhar por cima deles.
Existe uma lente de leitura que permite ver com nitidez tudo o que estiver

Relacionados