Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade contemporânea tem avançado cada vez mais em termos de direitos humanos e estratégias de resolução de conflitos intergrupais, porém o preconceito e o racismo ainda são fenômenosintensamente presentes nos dias atuais. A exemplo, temos o gravíssimo erro cometido pela Caixa Econômica Federal ao colocar no ar uma propaganda, em comemoração aos seus 150 anos, com a figura de Machado deAssis. O erro não foi usar a imagem do célebre escritor. Longe disso, na verdade. A gafe foi representá-lo por um ator branco ao invés de fazer jus à descendência real de Machado, que era mulato.

Issonão foi intencional, e é justamente esse o problema: o racismo guardado, escondido e silencioso, que, sem querer, a peça publicitária revela. Ele não só existe como nos esforçamos em ignorá-lo,tamanha é a força persuasiva da ideia de que um país, outrora escravocrata, possa ser livre de preconceito racial. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa realizada junto uma amostra representativa dapopulação nacional revelou que 90% dos entrevistados se considera não racista, enquanto uma igual porcentagem de brasileiros acredita que existe racismo no Brasil.
Essa concepção está naorigem do mito fundador do Brasil ―aquele de que somos uma conjunção harmônica de índios, europeus e africanos. Um pensamento hipócrita, mas duradouro, que vinga como solução imaginária para tensões de umanação formada de maneira autoritária, de cima para baixo.
Segundo Lima & Vala (2004), o racismo constitui-se num processo de hierarquização, exclusão e discriminação contra um indivíduo ou toda umacategoria social que é definida como diferente com base em alguma marca física externa (real ou imaginada). Existe, neste fenômeno, uma crença na distinção natural dos grupos, ou prevalece a ideia deque os grupos são diferentes porque possuem elementos essenciais que os constituem como diferentes.
Assim que transmitido, o comercial da Caixa foi detonado por críticas, até que...
tracking img