Preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRECONCEITO



[pic]
















Preconceito

O preconceito para quem não sabe ao certo o significado da palavra, nada mais é que um juízo preconcebido, ou melhor, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas ou até mesmo lugares e tradições. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas maiscomuns de preconceito é a social, racial e sexual.
O preconceito leva a pessoa a discriminar outras que sejam classificadas como diferentes pela sociedade, como por exemplos, pobres, homossexuais, doentes mentais, idosos e principalmente os negros.
Ainda infelizmente existe o preconceito no Brasil, sendo que já se tornou uma coisa comum, pois se analisarmos um pouco, percebemos que somospreconceituosos, sendo que as atitudes preconceituosas podem ter inúmeras causas.
Devemos nos conscientizar, pois estas pessoas diferentes são também seres humanos, não importa a orientação sexual, cor de pele, hábitos, enfim, somos todos seres humanos, sendo que cada um possui uma maneira de pensar e agir, no entanto, ninguém muda sua opinião pelos outros.

Discriminação

Significa “fazer umadistinção”. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.

Tipos de preconceitos:

Racial, ou Racismo:

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensarem que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidasonde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.Sexismo:

É a discriminação ou tratamento indigno a um determinado gênero, ou ainda a determinada identidade sexual.

Existem duas assunções diferentes sobre as quais se assenta o sexismo:

Um sexo é superior ao outro.

Mulher e homem são profundamente diferentes (mesmo além de diferenças biológicas), e essas diferenças devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem.Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia (ódio às mulheres).

Preconceito social:

É uma forma de preconceito a determinadas classes sociais.

O preconceito social é mais umtipo de preconceito que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito acontece quando alguma pessoa é julgada inferior por suas roupas, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência, estilo de vida entre outros.
Um bom exemplo de um local onde ocorre o preconceito social é a sala de aula. Em uma sala de aula pode-se perceber claramente que há aformação de grupos, fazendo a turma ficar separada. Isso é natural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente.
Sobre o modo de se vestir há vários preconceitos. Quando uma pessoa entra com roupas simples ou desgastadas, ou mal vestida em uma loja os funcionários do local muitas vezes não a atendem...
tracking img