Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

| Atividade de Avaliação a Distância (AD) |


Orientações:
* -------------------------------------------------
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
* -------------------------------------------------
Entregue a atividade no prazo estipulado.
* -------------------------------------------------
Estaatividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
* -------------------------------------------------
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o artigo na íntegra de Luiz Alneir Garcez da Silva “A CONTABILIDADE E SUA VERDADEIRA FUNÇÃO”.


Essa dificuldade se deve em grande parte ao próprio contabilista, que não se empenha em mostrar ao empresário areal função e utilidade da Contabilidade. Mas o empresário também possui uma parcela de culpa, pois a vê como “um mal necessário”, servindo apenas para apurar impostos e preencher guias de recolhimento.

A Contabilidade, na prática, não é somente preencher guias de impostos, declarações acessórias ou mesmo lançar mecanicamente a movimentação financeira de determinada empresa.

Shank eGovindarajan (1997, p. 5) consideram que “[...] a contabilidade existe na administração principalmente para facilitar o desenvolvimento e a implementação da estratégia empresarial”.

A Contabilidade, se usada de forma correta e eficiente, é uma ferramenta única e indispensável no processo de tomada de decisões. No decorrer de todo processo na organização, a Contabilidade vai adicionando e criando valorpara os gestores e assim passa a gerar informações necessárias para o crescimento, continuidade e obtenção de lucro para a organização.

A Contabilidade bem elaborada e realizada oferece todas as informações necessárias à tomada de decisão na gestão das empresas. Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem memória e sem condições de estabelecer metas e alcançar objetivos. A Contabilidade nãopode ser utilizada apenas por ser uma exigência legal e formal, mas sim como a principal ferramenta de auxílio para a tomada de decisões quanto ao futuro das empresas.

Muitas vezes, os contabilistas encontram dificuldades para negociar seus salários ou honorários, pois não conseguem transmitir ao empresário a real importância de sua função.

Com a contínua evolução das mudanças no cenáriomundial introduzidas pela globalização e, conseqüentemente, maior velocidade na obtenção das informações, é cada vez mais necessário que o profissional da Contabilidade tome consciência de sua real função nas empresas e junto à sociedade. O contabilista deverá exercer a parte mais nobre da sua profissão: de contador a consultor. Deve abandonar a figura do contador que só executa as funções deregistro da movimentação contábil para se tornar um novo tipo de profissional de Contabilidade, com ampla habilidade e com mais tempo para aplicar esta ciência como instrumento de gestão.

Na prática, significa deixar de ser apenas o profissional da organização e execução de serviços de registro e escrituração contábil e fiscal para atuar como o orientador em face das mudanças da lei, dos procedimentospara emissão de documentos fiscais, das exigências bancárias de determinados relatórios, das sugestões sobre decisões da vida empresarial, dos requisitos de arquivos e proteção de dados, de estudos tributários e outros.

Precisa entender a empresa em todos os seus aspectos, desde a compra, passando pela produção chegando até a comercialização dos seus produtos e serviços; ter presença e ciênciade todas as etapas de produção/comercialização do negócio. Deve passar de uma postura passiva para uma postura proativa. Olhar para o negócio item a item, em seus mínimos detalhes e peculiaridades. Essa nova realidade passa a se chamar de “Contabilidade de Gestão”, peça fundamental para aumentar a eficiência das empresas em seus negócios.

O novo contador, pela própria natureza das funções...
tracking img