Preconceito raial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O preconceito racial ainda é visível na sociedade brasileira, apesar de tão negado pelo status quo. Do ponto de vista conceitual, o racismo surge no século XIX, graças à concepção biológica (e hojeinadequada) de “diferenças de capacidade entre raças”. Mas se pode dizer que racismo em terras brasileiras existem desde que os europeus aqui chegaram.
Hoje o termo “racismo” deixou de ser umconceito, pelo menos um conceito simples de definir, mas de alguma maneira remete a um conjunto de atitudes que têm como movivações os preconceitos contra características físicas, procedência social e/oucultural, entre outras.
O esporte, e particularmente o futebol, é constantemente citado como exemplo de que no Brasil o preconceito inexiste. O exemplo fica ainda mais convincente diante da comparaçãocom acontecimentos nos países europeus, onde são comuns os casos de ataques raciais por parte de torcedores.

Mas o que pode ser um agravamento das questões raciais, a transmissão em rede para todomundo de exemplos de preconceitos entre torcedores, de torcedores em relação a jogadores, ou entre jogadores, pode ter um efeito benéfico. Cada jogada, cada falta e cada xingamento está sendo captadopor câmeras espalhadas em todo o gramado e explanados em TVs, rádios e jornais, o que facilita a detectção do preconceito racial.
A reação acaba sendo imediata. Hoje o movimento contra o preconceitoracial nos esportes é grande e um dos melhores exemplos foi a campanha desencadeada na última Eurocopa.
Representantes do Esporte e suas ações
O secretário-executivo do Ministério dos Esportes,Orlando Silva de Jesus Júnior, que já participou de debates sobre o racismo no esporte na Comissão de Direitos Humanos, solicitou à Fifa, Federação Internacional de Futebol, que o combate ao racismo façaparte das regras do jogo.
Os exemplos também partem da sociedade civil. “O esporte deve ser o instrumento básico para o fim do preconceito no mundo”, diz Roberto Martinho, mais conhecido como...
tracking img