Teoria da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A administração de uma organização, seja ela pública ou privada, deve ser sempre eficiente e eficaz. E como diria Peter Drucker: “eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas”.
Uma má administração em apenas uma área de uma empresa pode afetá-la como um todo. Quem a administra deve possuir conhecimento sobre os processos administrativos.
O mercado exige doadministrador, cada vez mais, rapidez nas tomadas de decisões. Por isso a importância de utilizarem um processo de administração adequadamente executado, envolvendo uma ampla variedade de atividades que incluem as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
Neste trabalho, farei menção destas 04 funções que são de suma importância para um administrador executar com perfeição a sua função.Também farei uma avaliação sobre os erros encontrados por uma empresa de Consultoria Empresarial, apontando assim possíveis soluções.

















Talvez uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo. Obviamente, temos no processo administrativo, quatro fases bem distintas entresi. A primeira delas, o planejamento é na verdade, o alicerce do processo administrativo. É ele que determina a existência das demais atividades do negócio.

1. PLANEJAMENTO

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças efraquezas que afetam o negócio.
Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.
Vamos entender melhor essas expressões:
• Oportunidade – são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lopositivamente. Exemplo: Novas políticas de governo.
• Ameaças – são situações que se não evitadas ou eliminadas, podem afetar o negócio. Exemplo: concorrência forte.
• Forças – são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o seu negócio, dando-lhe destaque frente aos concorrentes. Tais como: habilidade de liderança, reconhecimento, etc. Ou tecnicamente, pode-se considerar:a eficiência dos colaboradores, a credibilidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos.
• Fraquezas - são características do administrador que devem ser minimizadas, a fim de evitar influências negativas sobre o desempenho da organização. Exemplo: autoritarismo, pouca ou nenhuma comunicação com os colaboradores.



Elementos de um bom planejamento:
I. Diagnóstico - é o conjunto exato darealidade presente. Ou seja, o administrador deve analisar a fundo a situação da empresa, para identificar seus problemas, desenvolver estratégias e estabelecer as prioridades. Para maior precisão, o diagnóstico deve ser: Realista e Completo.
II. Objetivos Definidos – são os resultados que o administrador se propõe a alcançar num determinado período.
Tais objetivos podem ser: de longo prazo,de médio prazo ou de longo prazo.
Tais objetivos devem ser: concretos, claros, factíveis, associados ao tempo, mensuráveis.
III. Estratégias – são as ações que o administrador se propõe a realizar para atingir seus objetivos. Existem muitos caminhos que levam a uma mesma meta. Escolher estratégias envolve entre outras coisas, os aspectos relacionados com: prazos previstos, recursos disponíveis,locais determinados, indicação de tarefas, contratação de pessoal, etc.
IV. Critérios de Avaliação – são critérios que medem se cada um dos planos foi realizado e se os resultados foram realmente atingidos. O administrador deve determinar com precisão o que espera obter em cada passo do que foi planejado.

2. ORGANIZAÇÃO
A organização no negócio significa o ordenamento dos recursos e das...
tracking img