Pre-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO

A tipografia na sua origem era sinônimo de impressão, hoje é definida como a arte de criar e ou manipular caracteres. Para Lucy Niemeyer (2001, p.12) a tipografia “envolve a seleção e a aplicação de tipos, assim como a composição das letras de texto com o objetivo de transmitir uma mensagem o mais eficaz possível”, por sua vez, Priscila Farias (2001, p.15) a define como o“conjunto de práticas subjacentes à criação e utilização de símbolos visíveis relacionados aos caracteres ortográficos e para-ortográficos para fins de reprodução independentemente do modo como foram criados”.

Vivencia-se hoje o mundo do vídeo e da iconografia, onde a aceleração do ritmo de vida propicia mensagens visuais, levando a desconstrução do design que pode ser representado graficamente deduas formas: a disposição dos elementos na página e o tratamento da letra como imagem.

Sendo assim, a tipografia, especialmente com o advento do computador Macintosh em 1984 que deu certa liberdade às criações tipográficas, começou a se comportar como um reflexo das principais características do mundo moderno: a velocidade de informação e a desconstrução, que por sua vez incentivou oexperimentalismo.

Logo, surgiram os primeiros designers tipográficos a manipular a fonte não só como um conjunto de caracteres que devem ser colocados em ordem pré-determinada para serem entendidos, mas como ícones visuais que podem participar do contexto e por si próprio transmitir uma informação.

O Brasil vive uma verdadeira explosão de manifestações tipográficas. Influenciados por designerscomo David Carson, Zuzana Licko e Neville Brody, por exemplo, os tipógrafos brasileiros vêm procurando superar as limitações impostas pelo design funcionalista, onde a forma deve seguir a função. A cada minuto surge uma fonte com uma nova forma e contexto e com um ponto comum: o desenvolvimento de um estilo brasileiro.

Este projeto visa discorrer sobre o quadro das fontes contemporâneasbrasileiras, retratando as décadas de 80 e 90, cujas características permeiam a desconstrução e o experimentalismo, com abordagens nos principais tipógrafos brasileiros precursores deste estilo, além disso, visa contribuir com o acervo bibliográfico desta universidade.

2. JUSTIFICATIVA

O design gráfico brasileiro passa por um processo de busca de identidade, já que os profissionais do paísrecorrem à utilização de características européias e/ou norte-americanas, em contrapartida nas fontes já é possível identificar características brasileiras. Logo se torna essencial a realização deste estudo por promover a tipografia brasileira e contribuir com a questão da busca de identidade.

Além disso, a ausência de uma tradição tipográfica sólida no país, visto que as primeiras oficinas sóobtiveram concessão de funcionamento no século XIX, resultou num atraso no que se refere a estudos tipográficos e por conseqüência escassez de acervo bibliográfico. Portanto o projeto pretende propiciar o estabelecimento da cultura tipográfica no Brasil e suprir a carência de acervo.

Vale ressaltar ainda que dentro de um projeto gráfico a tipografia tem a mesma importância visual de umailustração ou imagem fotográfica, em virtude de expressarem algo e contribuírem para o entendimento do contexto na qual foram inseridas, ou seja, dentro de uma composição estético-formal, os tipos juntamente com a imagem são elementos protagônicos e essenciais. Por conseguinte o projeto terá real relevância por desenvolver e aprofundar discussões sobre conhecimento tipográfico.

É visível que asmanifestações tipográficas participam cada vez mais de forma significativa do cenário brasileiro, surgindo à necessidade de promover a produção nacional. Nesse âmbito, o projeto vem corroborar a força da tipografia nacional e irá contribuir para fomentar as fontes brasileiras e seus criadores.

3. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

A tipografia, desde o advento das tecnologias de Desktop...
tracking img