Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ESCOLA NORMAL SUPERIOR CURSO DE PEDAGOGIA

ELIANA PALHETA DOS SANTOS FRANCINETE BANDEIRA CARVALHO JUALMÉRIA ALBUQUERQUE PEREIRA VANESSA OLIVEIRA ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO E DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DE ENSINO

MANAUS 2012

ELIANA PALHETA DOS SANTOS FRANCINETE BANDEIRA CARVALHO JUALMÉRIA ALBUQUERQUEPEREIRA VANESSA OLIVEIRA ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO E DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DE ENSINO

Pré-projeto de pesquisa apresentado para obtenção da nota parcial da disciplina Métodos e Técnicas de Estudo e Trabalho Científico. Orientador: Prof. Valdemir de Oliveira.

MANAUS 2012

TEMA: A importância da leitura DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância doincentivo e da prática da leitura na formação dos alunos das séries iniciais de ensino. PROBLEMATIZAÇÃO: Quais as principais dificuldades encontradas pelo (a) professor (a) na sala de aula para o incentivo e formação de novos leitores? JUSTIFICATIVA: Considerar a importância da leitura na vida do ser humano é considerar a necessidade de buscar a motivação, a adequação, o incentivo e o interesse doaluno por essa prática, bem como, formar os professores para essa didática. Percebemos, no entanto, que as crianças das séries iniciais do ensino têm muita dificuldade de fazer leituras, no entanto, este projeto se justifica pela necessidade de se entender por que muitos professores têm dificuldades para conduzir o ensino da leitura oral. E por que os alunos não se expressam bem na fala, uma vez queocorre o processo ensino-aprendizagem. OBJETIVO GERAL:  Mapear as principais dificuldades encontradas pelo (a) professor (a) na sala de aula para o incentivo e formação de novos leitores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Identificar o perfil de formação do (a) professor (a) das séries iniciais de ensino;  Analisar a prática pedagógica do (a) professor (a);  Diagnosticar as dificuldades relatadas pelo(a) professor (a) para a formação de novos leitores. REFERENCIAL TEÓRICO: O contato com o mundo já faz com que as pessoas, independente da idade comece por si só, interagir com o mundo e realizar atos de leitura. O indivíduo começa a dar significado e a compreender o que o cerca. Vê-se então que esse

processo de aprendizado se dá de forma natural, em interação com o mundo. Ele se dá emsociedade, na relação entre os indivíduos. Apesar de ser natural não é um processo fácil, mas sim complexo e exigente. Assim, Freire (2011, p. 19-20) complementa que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquela”, é por meio da leitura do mundo que a criança apreende a leitura da palavra, no momento em que criapercepções e constrói relações que levam ao aprendizado. Nos primeiros anos de escolarização, o aluno precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne mais tarde, um leitor autônomo e criativo. O ato de ler proporciona a descoberta do mundo da leitura, um mundo totalmente novo e fascinante, que lhe facilitará o desenvolvimento da capacidade intelectual. Entretanto, a suaapresentação à criança deve ser feita de forma atrativa, estabelecendo uma visão prazerosa sobre a mesma, de modo que se torne um hábito contínuo. Segundo Antunes (2009, p. 202):

Incluir a escola é incluir prioritariamente a figura do professor, aquele que, concretamente, dá visibilidade ao ato de ler. Aquele que apresenta o livro (...) aquele que transita pelo mundo das páginas, que deixa o rastro de suaexperiência de leitor. É o mediador, entre o aluno leitor e o autor do livro. Para que o ato do descobrimento pessoal do aluno aconteça.

Sendo assim, o papel do professor é de suma importância para a formação do aluno, uma vez que ele é o facilitador do aprendizado, criando situações significativas que deem condições à criança de se apropriar de um conhecimento ou de uma prática. Contudo,...
tracking img