Basketbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Professor Morais

Basketball

Aluno: Paulo Henrique Bonsucesso Nazário
Nº: 26
Sala: 13H

Basquetebol

Introdução
O basquetebol (basquete ou básquete ) ou bola ao cesto é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), Estados Unidos. É jogado por duas equipesde 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola emdirecção a um companheiro de equipe.
O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.
O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.

Como iniciar um programa de exercícios físicos? (O que devemos fazer?)

Como iniciar um programa de exercício físico seguro e eficiente:
Estabeleçasua prioridade e consolide sua decisão de iniciar um programa regular de atividade física.

Procure o seu médico para realização de exames de aptidão física e para avaliar o estado do seu sistema cardiovascular. Com os resultados em mão, analise, junto com ele, as melhores opções para o seu biotipo dentre os estilos de exercícios físicos existentes.

Respeite sempre os seus limites. Em casode tontura ou mal-estar, pare imediatamente o exercício e procure ajuda médica.

Trace metas pessoais realistas. A progressão deverá sempre ser lenta e gradativa.
Os primeiros dias de exercícios são os mais difíceis, mas alguns benefícios já começam a surtir nas primeiras horas.

Saiba que é comum ter vontade de parar uma sessão de atividade física logo nos primeiros minutos (isso acontece atécom os atletas profissionais), mas logo a sensação de desconforto e desânimo desaparece e o bem-estar se prolongará pelo restante do dia.

Benefícios do Basketball

O basquete, como todos os esportes, só traz benefícios para a nossa saúde. Por ser um exercício dinâmico e geralmente jogado durante vários minutos, pode ser considerado predominantemente aeróbio, ou seja, ótimo para o nossocoração, pois o mantém forte e saudável. Também é muito bom para ajudar na manutenção do peso corporal e até a emagrecer.

Em momentos específicos, o basquete é um exercício anaeróbio, devido à grande quantidade de arrancadas e sprints, como nos momentos de contra ataques rápidos, o que proporciona uma grande potência, principalmente para os músculos dos membros inferiores.

Por falar em músculos, obasquete é completo no sentido muscular, pois são movimentados todos os existentes no nosso corpo, alguns mais que outros, e também com intensidades diferentes, dependendo da situação do jogo. Alguns exemplos: a musculatura das pernas é muito exigida durante as corridas de deslocamento e saltos, como o utilizado na bandeja. Braços são muito usados durante os kicks (enquanto o atleta tem a posse debola), passes e arremessos. Os músculos do abdôme fazem bastante força para auxiliar na respiração forçada que acontece ao longo do jogo. A musculatura dos ombros está sempre ativada quando um jogador está com os braços levantados durante uma posição de defesa.

Outro benefício que este esporte traz para quem o pratica é o convívio com os amigos, a satisfação e a alegria que isso traz, coisasque sempre vêm acompanhadas de muitas risadas, o que é ótimo para o corpo também.

Riscos do Basketball

A lesão é um dano causado por traumatismo físico sofrido pelos tecidos do corpo.  A incidência e severidade das lesões estão diretamente relacionadas a fatores pessoais, fatores relacionados às modalidades praticadas e aos seus respectivos fatores ambientais.
Essas lesões supõem uma...
tracking img