Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
PARA A PROMOÇÃO DO CONSUMO CONSCIENTE















Angélica C. R. do Nascimento
Daiane R, P. de Oliveira,
Eleandra Lamperti Davila e
Fernanda C. S.Bugs.


1 INTRODUÇÃO






3 Pressupostos da Educação ambiental


O surgimento do homem na Terra, em relação à origem do planeta, é muito recente. Mas desde o início suas atividades sempre causaram impacto ao meio ambiente, demonstrando grande poder de modelar e transformar as paisagens, principalmente a partir do momento em que deixa de ver a natureza como algo sagrado e passa a quererdominá-la. Essa transformação na forma de conceber a natureza tem influência na forma com que nos relacionamos com ela hoje. A cultura da sociedade atual, que considera os recursos naturais como mercadoria, começou a ser formada ainda na cultura do homem primitivo.
As consequências desse rompimento de paradigma no passado se acumularam e se apresentam hoje como a crise ambiental que estamosenfrentando. Isto nos leva a refletir sobre a necessidade de mais uma vez romper com tal pensamento e resgatar valores que nos permitam recuperar pelo menos parte do que foi prejudicado e mudar a forma como nos relacionamos com a natureza, a Educação Ambiental é a chave-mestra para que isso aconteça.
Desde a década de 60 a questão ambiental é pauta de muitas reuniões de chefes de Estado e afins, semprechegando à conclusão de que é preciso mudar os padrões de consumo da sociedade atual, em que poucos acumulam muito enquanto muitos não têm suas necessidades básicas minimamente satisfeitas. A Educação Ambiental, como uma alternativa possível para a mudança da conduta humana frente ao seu ambiente natural, vem cumprindo importante papel na formação de um novo paradigma. Nesse sentido, segundo asorientações da Conferência de Tbilisi, suas finalidades são claras: conscientização, conhecimento, comportamento, competência, capacidade de avaliação e participação. Atualmente, a humanidade vem se preocupando sempre mais com a necessidade da preservação do meio ambiente. Tal urgência de preservação decorre da deterioração da natureza e do seu uso sem medidas e imprudente. Apresenta neste trecho umavisão sistêmica onde diz que é necessária uma profunda mudança de percepção e de consciência do contexto, para garantir a sobrevivência humana e o desenvolvimento social.
Porém, num momento em que tanto se discutem os problemas ambientais e que as notícias sobre o que acontece do outro lado do globo chegam até nós com tanta velocidade, ainda temos grande dificuldade para compreender asverdadeiras causas e efeitos do que presenciamos no nosso próprio dia a dia. Questões que dizem respeito a uma mesma problemática, mas que são abordadas de diferentes pontos de vista (política, economia, por exemplo), não são fáceis de serem relacionadas entre si e percebidas como um todo, implicando por sua vez na formação de opinião e nas tomadas de decisão. Mas é preciso um olhar mais profundo,permeado pela ética e não apenas a preocupação com o crescimento e desenvolvimento econômico, não raro em detrimento da preservação ambiental. Precisamos refletir sobre a marca que estamos deixando no planeta, ou seja, qual o tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentem nosso estilo de vida. Esse conceito é conhecido como Pegada ecológica.Essa marca pode ser considerada de um país, de uma cidade ou de uma pessoa e o modo como vivemos e consumimos define nossa pegada. Atualmente, dados informados pelo mundo afora mostram que é necessário uma mudança radical no nosso estilo de vida ou o planeta não dará conta de atender a toda a demanda. Na visão sistêmica e com auxilio dos profissionais da educação temos um grande poder de formar...
tracking img