Pre- projeto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A inclusão do deficiente visual na educação escolar

Evelyn Nogueira Sanches - Acadêmica em Pedagogia - Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Tema

O seguinte projeto fará a análise da real inclusão do deficiente visual na educação escolar, além do uso do Braille durante seu aprendizado. Além disso, o trabalho também ressalta o direito que todos, inclusive o deficiente visual, temao acesso à educação escolar.

Apresentação

A princípio existe a proposta de uma reflexão sobre o significa a deficiência visual no âmbito educacional. Para isso, deve haver a reflexão de que todos somos diferentes, independente se a pessoa porta alguma deficiência ou não, e o primeiro passo antes de qualquer discussão de inclusão de alunos com deficiência é que todas as InstituiçõesEducacionais devem ter isso como premissa em sua proposta de ensino. Para que isso seja posto em prática, é necessário dar suporte ao professor, funcionário e corpo técnico que estiver envolvido no processo de aprendizagem, não perdendo de vista que as diferenças existem e precisam ser respeitadas. Segundo Saint-Laurent (1997), diz que inclusão é “a resposta às necessidades pedagógicas de todos osalunos e que se faça no mesmo contexto através de atividades comuns, embora adaptadas”. Apesar disso, muitos docentes não sabem como e por onde começar o processo, ficando muitas vezes perdidos com esses alunos dentro de sala de aula tendendo assim, mesmo que involuntariamente, a homogeneizar os alunos trazendo consequências danosas para estes.
Atualmente o Sistema Braille representa umrecurso indispensável para a formação educacional, cultural e profissional de crianças com deficiência visual, permitindo que os educandos cegos tenham acesso aos componentes curriculares e que os profissionais da área sintam-se preparados para atender, com qualidade, os usuários do Sistema Braille; embora não se pode deixar de considerar que o progresso da tecnologia e informática, tenha trazidovários benefícios a estas pessoas.
É importante também compreender que o processo de inclusão envolve pessoas, por isso nunca podemos afirmar que existe um modelo de inclusão que vai ser o ideal para todas as pessoas em todos os lugares e em todas as situações. É necessário que se entenda que o que vai proporcionar qualidade e promover cada processo de inclusão é o esforço coletivo emrefletir e apoiar idéias inclusivas e ter coragem de implantá-las, assumindo os riscos de errar, mas tendo sempre a disposição de aprender com os erros, assim novas práticas serão criadas visando ao aperfeiçoamento.

Objeto e problema da pesquisa


O objetivo dessa pesquisa é a realização de um estudo empírico do conhecimento como uma forma de análise na educação especial da inclusão dealunos com deficiência visual para a construção de uma sociedade melhor para todos os membros, ou seja, o quanto a educação por meio do alfabeto Braille proporciona um avanço para eles individualmente e para a sociedade em geral. No âmbito da teoria foram utilizados obras de referências nacionais e internacionais na área. É difícil colocarmos em prática todos os nossos conhecimentos a respeito dessedeterminado assunto, pois ao levar em pratica o respeito pelo outro somos levados ao pensamento de que devemos colocar de lado o as características subjetivas, entretanto, isso não significa abrir mão de nossa própria personalidade.


Justificativa


Em âmbito acadêmico, existem muitos temas que são também interessantes, e o fato desse tema ter sido o escolhido para o projeto se deveao interesse que esse assunto proporciona na questão da educação. A inclusão escolar de alunos com dificuldades acentuadas para aprender nas salas de aula do ensino regular, no Brasil, nos últimos anos, tem levado pesquisadores das mais diversas áreas a estudar e refletir o tema. Portanto, faz-se necessário entender o que significa ou as representações que as pessoas possuem sobre o deficiente...
tracking img