Pre-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO
CIDNEIA ALEXANDRE DIAS








DIAGNÓSTICO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
PRÉ-PROJETO













Belo Horizonte
2011


CIDNEIA ALEXANDRE DIAS





DIAGNÓSTICO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
PRÉ-PROJETO







Pré projeto paraelaboração do Trabalho de Conclusão do Curso apresentado a UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Administração.


Tutor Orientador: José Maria Alves do Couto
Professor Supervisor: Aparecida de Cássia da Silva







Belo Horizonte

2011



SUMÁRIO



1.INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------04

2. JUSTIFICATIVA----------.--------------------------------------------04

3. OBJETIVOS------------------------------------------------------------06

3.1 Objetivo geral-----------------------------------------------------06

3.2 Objetivo específico----------------------------------------------06

4.METODOLOGIA-------------------------------------------------------06

5. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO--07

6. REFERENCIAL TEÓRICO------------------------------------------11

4. CRONOGRAMA-------------------------------------------------------22

CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------24

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------261-INTRODUÇÃO

Alinhada ao planejamento estratégico das organizações, a área de Recursos Humanos é vista hoje como uma grande parceira das organizações, sendo sua grande colaboradora no desenvolvimento das competências capazes de contribuir para o seu desempenho e sucesso. Podemos observar que as organizações, desde o início de sua criação,passaram por transformações que contribuíram para alterar o conceito e a atuação da sua área de Recursos Humanos.
O que inicialmente era visto apenas como uma área responsável pelo registro e controle de funcionários, em razão do próprio crescimento das organizações, das mudanças na sociedade do trabalho e das novas necessidades que esses fatos lhe impuseram, aos poucos foi evoluindo para umnovo conceito voltado não mais para os processos, e sim para as pessoas que desenvolviam seus processos.
Tal evolução contribuiu para que área de recursos humanos se transformasse em uma área estratégica dentro das organizações.
Hoje seu principal papel não se refere mais a administrar as pessoas, mas a prepará-las, capacitá-las e a envolvê-las cada vez mais com a missão e osobjetivos dos negócios da empresa, buscando, como diz Ana Cristina Limongi (1999), uma “sinfonia fina” entre produto/serviço, expectativa do cliente e o desempenho global da empresa.













2- JUSTIFICATIVA
Este projeto é fundamentado na necessidade de adequar as ações de Recursos Humanos aos interesses dos colaboradores e da Instituição, de modo que se possa colaborar melhor para odesempenho de ambos.
Os recursos humanos têm que proporcionar à organização soluções para que os seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, atento a todos os anseios pessoais e do ambiente social dentro da organização. Inserir programas de qualidade de vida no trabalho, treinamentos, incentivos financeiros e de bem-estar. Outra função para os recursos humanos éorganizar políticas e ações para que as pessoas possam desempenhar seu trabalho com a maior eficácia.
Esse departamento tem como principais funções : Recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação, qualificação, entre outras.
As empresas que contam com um departamento de RH, agregam valor e demonstram mais status e confiança para seu cliente, tendo em vista que contam com um...
tracking img