Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

































Trabalho apresentado como Pré-projeto de trabalho de Conclusão de Curso do 4º semestre da
UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

1 - INTRODUÇÃO


A recuperação de determinada área degradada por um determinado empreendimento, neste caso a mineração, pode ser definida como o conjunto de ações necessárias para quea área volte a estar apta para algum uso produtivo em condições de equilíbrio ambiental. Para que seja possível obter-se novo uso da área, é necessário que ela apresente condições de estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos) e estabilidade química (a área não deve estar sujeita a reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humana e ao ecossistema, drenagensácidas de pilhas de estéril ou rejeitos contendo sulfetos). Dependendo do uso pós-mineração, podem-se adicionar os requisitos de estabilidade geológica (áreas utilizadas com a finalidade de conservação ambiental).
No caso do empreendimento mineiro, a participação do homem deve iniciar ao se planejar a mina e finalizar quando as relações fauna, flora e solo estiverem em equilíbrio e emcondições de sustentabilidade. Segundo Oliveira Jr.(1993), minerar é assegurar, economicamente, com mínima perturbação ambiental, justa remuneração e segurança, a máxima observância do princípio da conservação mineral a serviço do social. Negligenciada ao longo do tempo, embora seja uma exigência inerente a todo o plano de instalação de um empreendimento mineiro, a questão ambiental, com relação à mínimaperturbação ambiental, vem sendo imposta, de forma gradativa e irreversível, como elemento preponderante nas modernas concepções de Recuperação de áreas degradadas pela mineração.
Tem-se observado nos atuais projetos mineiros, planos de minimização de impactos ambientais, assim como a adoção de medidas mitigadoras desses impactos. De modo geral, as áreas degradadas pela mineração devem serobjetos de trabalhos de recuperação envolvendo os seguintes pontos:


➢ Áreas lavradas: incluem cavas (secas e inundadas), frentes de lavras (bancadas e taludes), trincheiras, galerias em lavra subterrânea;
➢ Áreas de deposição de resíduos sólidos: incluem pilhas ou corpos de bota-fora, solos superficiais, estéreis, bacias de decantação e sedimentação de rejeitos debeneficiamento;
➢ Áreas de infraestrutura: incluem áreas de funcionamento de unidades de beneficiamento, áreas de estocagem e expedição de minérios, vias de circulação, escritórios, oficinas.


A recuperação de áreas degradadas pela mineração deve ser planejada antes da implantação do empreendimento a fim de prever a desativação das atividades mineiras e a reabilitação dos terrenosremanescente. É possível, entretanto, observar que em diversas situações esta parece não ser a prática adotada, particularmente em empreendimentos de médio e pequeno porte.
Utilizando o amplo conceito de recuperação, o planejamento das atividades que objetivam a estabilidade das áreas degradadas deverá ter como primeira tarefa a definição de uma das seguintes metas:
➢ Recuperaçãoprovisória: quando o uso final ainda não estiver definido;
➢ Recuperação definitiva: quando o uso final do solo já estiver definido.
As técnicas utilizadas para assegurar o uso adequado do solo são numerosas, mas no geral todas compreendem as seguintes etapas: desmatamento, remoção e estocagem do capeamento do solo, remodelagem final da área e vegetação.


2 - JUSTIFICATIVAOs impactos Ambientais gerados em uma área onde está instalada uma mineradora adquirem proporcionalidades incalculáveis, visto que espécies vegetais e animais podem sofrer influências diretas e indiretas de tais ações.
Visando esta questão, este trabalho foi realizado para que medidas de recuperação de áreas degradadas por mineração em uma determinada região da Zona da Mata mineira...
tracking img