Pre projeto banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM BANCO DE DADOS

OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS EM BANCO DE DADOS ORACLE NO PRODASEN

LIGIA MARIA CAROBA CAIXETA

BRASÍLIA / DF: MARÇO/2012

OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS EM BANCO DE DADOS ORACLE NO PRODASEN

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia do Estudo Científico - Programa de Pós-graduação em Banco deDados da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, sob a orientação da Professora MsC Sandra Brant

LIGIA MARIA CAROBA CAIXETA

BRASÍLIA / DF: MARÇO/2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA 4
1.2 JUSTIFICATIVA 4
1.3 OBJETIVOS 5
1.3.1 OBJETIVO GERAL 5
1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
1.4 METODOLOGIA 5
2. REVISÃO DA LITERATURA 6
2.1 COMPONENTES ENVOLVIDOS NAEXECUÇÃO DE CONSULTA 6
2.2 O OTIMIZADOR BASEADO EM CUSTO (CBO) 6
3. REFERÊNCIAS 8

1.
2. INTRODUÇÃO
Um dos fatores principais para o sucesso de um sistema de informação pode ser medido, atualmente, pela sua capacidade de recuperar as informações de forma praticamente instantânea. Esse fator, torna mais complexo o desenvolvimento de sistemas, porém, com algumas medidas, pode-se obterresultados significativos em seu desempenho.
O Prodasen, responsável por prover sistemas de informação para o Senado Federal, depara-se hoje com a necessidade de definição de boas práticas para a construção de consultas SQL que possam ser interpretadas de forma mais simples pelo servidor de banco de dados, o que acarretaria uma melhora na forma de recuperação desses dados.
PROBLEMA
Com ocrescimento e popularização da área de Tecnologia da Informação, estão sendo desenvolvidos, cada vez mais, sistemas para atender as mais diversas necessidades.
No Prodasen, a demanda por sistemas de informação é uma constante, e, na ânsia por atender tais demandas a curto prazo, pode, o desenvolvedor, entregar aplicações com baixa performance, gerando problemas em sua utilização.
Esse problema dabaixa performance, está diretamente relacionado a consultas SQL mal estruturadas, causadas pelo desconhecimento, por parte do desenvolvedor, a respeito da metodologia de otimização de consultas utilizada pelos bancos de dados Oracle.
JUSTIFICATIVA
Otimizar uma consulta significa determinar a melhor estratégia para executá-la em um banco de dados. Essa definição tem um impacto muito grande naperformance de um comando SQL e por isso, a otimização de uma consulta é essencial para qualquer aplicação e de extrema importância para a performance de um banco de dados.
O banco de dados Oracle possui um otimizador nativo, no entanto, nenhum otimizador é perfeito a ponto de substituir completamente o trabalho de um Administrador de Banco de Dados ou um desenvolvedor mais experiente. Trata-se deum programa, e como tal, também pode apresentar falhas.
Para a geração de consultas otimizadas, faz-se necessário um bom conhecimento da estrutura do banco de dados, o que permitirá a escolha da melhor forma de se executar a consulta.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O que se pretende com este trabalho é reduzir o tempo na recuperação de dados dos Sistemas de Informação que utilizam banco de dadosOracle, no Prodasen.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O desenvolvimento deste projeto dá-se primeiramente com o levantamento das consultas já existentes e que acarretam impacto no processamento dos Sistemas de Informação do Prodasen.
A seguir, faz-se a identificação e descrição das iniciativas em otimização de consultas no Prodasen e do seu atual processo de utilização nos sistemas de informação.Finalmente, apresenta-se uma proposta com a definição de critérios para a construção de consulta SQL otimizada, para posterior utilização em banco de dados Oracle.
METODOLOGIA
A identificação e análise da otimização de consultas SQL foi possível através de pesquisas na Internet, em sites dedicados aos Administradores de Banco de Dados e desenvolvedores de sistemas. Foi utilizado o estudo de fontes...
tracking img