Pre modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré Modernismo

CONTEXTO HISTÓRICO


O Pré Modernismo, nada mais é do que o simbolismo.
O Pré Modernismo, se inicia com uma pequena “revolução”, ou seja, o primeiro período civil, o paulistaPrudente de Moraes, tomou posse em 1894. Ele teve início a uma alternância no poder conhecido como café com leite, que se manteve durante as 3 primeiras décadas do século XX pelos Estados de São Pauloe Minas Gerais.

A economia de São Paulo, baseava-se na cultura e exportação do café; a de Minas Gerais, na produção de café e de laticínios.

A República, exprimiu ainda mais os contrastes dasociedade brasileira; os negros, recém libertados, marginalizaram-se, os imigrantes chegavam em razoável quantidade para substituir a mão-de-obra escrava; surgi uma nova classe social: o proletariado,camada social formada pelos assalariados. De um lado, ex- escravos, imigrantes e proletariado nascente, de outro, uma classe conservadora do dinheiro e do poder.

Embora, as tensões sociaisexplodissem em diversos lugares, a riqueza do país aumentava cada vez mais a economia cafieira no sudeste atingia seu ponto esplêndido, assim como a cultura e a comercialização da borracha na Amazônia.A rápida urbanização de São Paulo é um índice da riqueza do país, concentrada na mão dos poucos indivíduos que compunham a elite assim que ocorreram as mudanças na arte moderna brasileira.Manifestações Artísticas:



1. Música


Na música erudita, destacou-se Alberto Nepomuceno, que além de suas
principais composições eruditas com intenções nacionalista, introduziu os modernoscompositores europeus no Brasil.

Já a música popular, ritmos como o maxixe, a modinha e a toada começaram a serem tocadas nos salões sofisticados, tomando o lugar da polca e da valsa. Até então, amúsica popular era vista com preconceito, não só em relação à música também os instrumentos populares.

Vários compositores eruditos passaram a manifestar interesses e a valorizar os ritmos...
tracking img