Pre eclampsia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este artigo é uma versão simplificada do texto CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL, mais completo e com maiores explicações sobre as alterações hormonais que regem o ciclo ovulatório. Neste texto vamos abordar o ciclo menstrual de modo mais superficial, dando mais ênfase ao período fértil e fornecendo dicas de como reconhecer a ovulação.

Ciclo menstrual normal

O ciclo menstrual é um processofisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Todo ciclo em que ocorre uma ovulação inicia-se e termina com a menstruação.

A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca. A última chama-se menopausa.

Por convenção, o ciclo menstrual (ciclo ovulatório) inicia-se no primeiro da menstruação, durando em média 28 dias e terminando no primeiro dia da menstruação seguinte.Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescentes com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começa a haver sinais de falência dos ovários (leia: SINTOMASDA MENOPAUSA).

Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozoides continuamente ao longo de toda a vida, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, sendo liberados, na maioria das vezes, apenas um por ciclo. Enquanto os homens são férteis por toda a vida, as mulheres só podem engravidar entre o período de anos que compreendea menarca e a menopausa.
 
|
Sistema reprodutor feminino |
Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em dois ovários, duas trompas, um útero e a vagina.

Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, começando e terminando sempre no primeiro dia da menstruação. 

O ciclo menstrual é regido por hormônios da hipófise, localizada no cérebro (TSH e LH) epor hormônios produzidos pelos ovários (estrogênio e progesterona).

Todo esse processo têm duas funções: provocar a ovulação e preparar o útero para receber o feto.

Resumidamente o que ocorre é o seguinte: quando a mulher menstrua, ela descama toda a parede do seu útero, deixando-o bem fino. Durante os primeiros dias do ciclo o cérebro produz o hormônio FSH que provoca o amadurecimento dos óvulos,que por sua vez, passam a produzir estrogênio.

Enquanto os óvulos vão ficando maduros, o estrogênio age no útero, fazendo com sua parede (endométrio) cresça e se torne um local propício para a implantação do óvulo, caso este seja fecundado.

14 dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já encontra-se suficientemente maduro, a hipófise lança na corrente sanguínea um outrohormônio, chamado LH, que dentro de 36 horas provocará a ovulação.

Quando a mulher ovula, lança seu óvulo em direção as trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que será responsável em manter o útero rico em nutrientes e circulação de sangue, à espera do feto.

Se o óvulo não for fecundado, ele se degenera e a concentração de todos estes hormônios começa a cair. Semhormônios, a parede espessa do útero não tem como se manter, e ela desaba. Isto é a menstruação. Agora, um novo ciclo se reinicia.

Período fértil
A menstruação ocorre sempre 14 dias após a ovulação. Não há como prever quando a mulher vai ovular, mas é possível saber retrospectivamente quando ela ovulou. Basta contar 14 antes do primeiro dia da menstruação. Isto significa que se o primeiro dia danova menstruação foi no dia 20, a ovulação ocorreu ao redor do dia 6. Mais uma vez, não é possível prever o dia da próxima ovulação com certeza, mas as mulheres com ciclos muito regulares, que sabem o dia que a próxima menstruação virá, podem estimar o dia da ovulação com alguma eficiência. 

O óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil muito curta, cerca de 12-24 horas. Por isso, se a mulher...
tracking img