Pratica5 LabFisicaGeral III

3877 palavras 16 páginas
Prática 5: Magnetismo e Lei de Faraday
Objetivos
• Determinação da componente horizontal do campo magnético terrestre utilizandose uma bússola e bobinas de Helmholtz;
• Determinação do momento dipolar magnético de uma barra uniforme magnetizada. Introdução
Os equipamentos utilizados para medida direta de um campo magnético são, em geral, caros e de nem sempre fácil utilização. Contudo, para uma análise quantitativa mais grosseira, pode-se utilizar uma bússola como magnetômetro; isto é, como um instrumento para medidas de campos magnéticos (desde que estes sejam comparáveis com o campo magnético terrestre).
Segundo o dicionário4, a bússola é um “instrumento para determinar direções sobre a superfície terrestre, mediante uma agulha magnética livremente suspensa sobre um ponto de apoio, dentro de uma caixa, e cujas pontas estão permanentemente voltadas para os pólos magnéticos da Terra”. Sabe-se que desde 2600 a.C., os chineses utilizam a bússola para orientação. Este instrumento só chegou ao ocidente 1100 DC, embora os gregos conhecessem os fenômenos magnéticos desde a antiguidade (~590
AC). A agulha magnética é um pequeno imã, ou seja, um dipolo magnético. Um dipolo magnético tende a se orientar em um campo magnético, por isso a agulha da bússola indica a direção N-S do meridiano magnético local, ou seja, a direção e o sentido da componente horizontal do campo magnético terrestre local, BH.
Fontes de campo magnético
Duas fontes convencionais de campo magnético são: fios condutores percorridos por corrente elétrica; ímãs permanentes. Tais fontes de campo magnético podem ser descritas em função apenas da Lei de Ampère.
Lei de Ampère - Condutor percorrido por uma corrente elétrica
Até o início do séc. XIX não se suspeitava que pudesse existir uma relação entre os fenômenos magnéticos e os elétricos. Em outras palavras, o Magnetismo e a eletricidade eram dois ramos da Física totalmente independentes e distintos.
Este ponto de vista foi radicalmente alterado com a
i

Relacionados