Pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prática 13
BENZENO E AROMATICIDADE


Introdução – O aluno deverá usar máscara, luva e óculos de proteção individuais, trabalhando na capela. Os tubos de ensaio devem estar preferencialmentebem tampados com rolha de borracha para evitar a saída de vapores.


Os compostos aromáticos caracterizam-se pelo comportamento químico semelhante ao benzeno. As propriedades aromáticas são asque diferenciam o benzeno dos hidrocarbonetos alifáticos. Os hidrocarbonetos alifáticos (alcanos, alquenos e alquinos) reagem principalmente por adição e substituição por radicais livres: a primeiraocorre nas ligações múltiplas; a segunda, em outros pontos da cadeia alifática.
A estrutura do benzeno corresponderia a uma forma hipotética que poderia ser chamada de “cicloexatrieno”. Assim,deveria reagir com facilidade por adição, como fazem os compostos similares, cicloexadieno e o cicloexeno que é uma característica dos alcenos. Mas isso não acontece: em condições onde os alcenos reagemrapidamente, o benzeno não reage, ou o faz muito lentamente. Ao invés da adição, o benzeno experimenta com um conjunto de reações, todas de substituição, com uso de catalisadores. Nos ensaios aseguir, o aluno deverá trabalhar na capela para evitar inalação de vapores de benzeno que são altamente nocivos à saúde.


Procedimento:
1- Ensaios característicos de hidrocarbonetos insaturados

a)Prova de Bayer
Em um tubo de ensaio misturam-se 1 mL de cicloexeno com 5 gotas de KmnO4 2%. Tampe o tubo e faça uma leve agitação. Observe o que aconteceu. Repita o ensaio com o benzeno no lugar docicloexeno.

b) Reação com H2SO4
Em um tubo de ensaio misturam-se 1 mL de cicloexeno com 1 gota H2SO4. Tampe o tubo e faça uma leve agitação. Observe o que aconteceu. Repita o ensaio com o benzeno nolugar do cicloexeno.

c) Reação com Br2/CCl4
Em um tubo de ensaio misturam-se 1 mL de cicloexeno com 4 gotas de Br2/CCl4. Tampe o tubo deixando o tubo de ensaio fora da luz intensa e verifique...
tracking img