Pratica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Dando continuidade ao projeto de estruturação empresarial, e usando a empresa lojas americanas S.A. como exemplo, observamos de forma mais abrangente a organização e analisamos a estrutura organizacional definida pela empresa, visando o entendimento da estruturação empresarial e aumentar o nosso conhecimento academico.

O EMPREENDIMENTO
em.pre.en.di.men.to- Substantivomasculino.
1.Ato de empreender. 2 .O que se empreendeu; empresa.
Lojas americanas s.a
A empresa foi fundada em 1929, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (lojas que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana).  A idéia era lançar umaloja com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século. No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Na visita ao Rio de Janeiro, os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e amaioria das lojas não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam mercadorias caras e especializadas, o que obrigava uma dona de casa ir a diferentes estabelecimentos para fazer as compras. Foi assim que decidiram que o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento – uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e quevendesse vários tipos de mercadorias.  Eles desejavam oferecer uma maior variedade de produtos a preços mais acessíveis.
Assim, no ano de 1929,  inauguraram a 1ª Lojas Americanas, em Niterói (RJ), com o slogan“Nada além de 2 mil réis”.
A Lojas Americanas S.A. é uma das mais tradicionais redes de varejo do país. Com mais de 80 anos de vida, a empresa conta com 600 lojas nas principais cidades do paíse com 3 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, atuando também no comércio eletrônico, representado pela B2W - Companhia Global do Varejo. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 4.000 empresas diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bombonière, lingerie, CD's e DVD's.

DESENHOORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTALIZAÇÃO
O desenho organizacional retrata a configuração estrutural da organização e implica no arranjo dos órgãos dentro da estrutura no sentido de aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. É o esquema teórico para identificar as variáveis relevantes para o desenho organizacional. A Lojas Americanas atua com uma estrutura de atendimento ‘multicanal. Além da rede delojas físicas, a Companhia chega a seus clientes com um amplo sortimento de produtos e serviços, comercializados via internet, televisão, televendas, catálogos e quiosques. Vejamos na imagem abaixo o modelo de sua estrutura:


Este modelo de estrutura representa todo o grupo de lojas americanas s.a. , onde o grupo abrange seu mercado em diversas categorias. A companhia decidiu poreste modelo de estrutura visando absorver um maior numero de clientes do mercado, proporcionando maior sucesso no alcance de seus objetivos. A Departamentalização se faz no sentido horizontal, provocando a especialização em departamentos. Cada funcionário é responsável por realizar sua tarefa, para qual foi delegado.
MODELOS MECANÍSTICOS E ORGÂNICOS
A empresa opta pela Estrutura OrganizacionalBurocrática, permanente, rígida e definida, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando único, os cargos e tarefas são estáveis ocupados por especialistas e bem definidos, as decisões estão centralizadas na cúpula da organização, ou seja, as decisões são tomadas pelos diretores e executadas pelas equipes de funcionários que trabalham nas lojas, as comunicações são quase sempre verticais, a...
tracking img