Pratica esportiva e drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A prática esportiva em turmas de treinamento escolar como forma de diminuir o índice de adolescentes viciados em drogas

Filipe Morales dos SANTOS
Orientador: Prof José Roberto G. Teixeira

RESUMO
O objetivo deste trabalho foi demonstrar os benefícios da pratica esportiva em adolescentes, não se limitando só aos benefícios físicos e sim a todos benefícios como psicossociais e psicológicos,para então comprovar a eficiência da pratica esportiva contra as drogas. O presente trabalho utilizou-se da revisão bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVE
Atividade esportiva; drogas; adolescentes.

Introdução
É notável que nos tempos de hoje os adolescentes estão cada dia mais envolvidos com drogas e cada vez menos dispostos para pratica de atividades desportivas. Isso pode estar relacionado aodescuido dos pais em não conversar sobre o assunto com os filhos, pelo fato das correrias com o trabalho pois quando terminam a jornada de trabalho chegam em casa cansados e geralmente não estão afim de conversar com seus filhos e muito menos conversar sobre drogas ou então pelo fato dos país não saberem como lidar com esse assunto. E muitas vezes os jovens são influenciados por falsos amigos ausarem algum tipo de droga.
E por isso o presente trabalho tem o objetivo de demonstrar os benefícios da pratica esportiva através de diversas visões de autores e pesquisas para assim poder avaliar se é possível ter um menor índice de adolescentes envolvidos em vícios como as drogas.

1. Turmas de treinamento escolar e aulas de educação física

________________________________
Departamentode Educação Física - Licenciatura – FIRA-Faculdades Integradas Regionais de Avaré – 18700-902 – Avaré-SP – Brasil – fil_firexD@hotmail.com
As aulas de educação física são uma iniciação esportiva como meio de vivenciar a prática esportiva e principalmente como meio de aumentar o nível de coordenação motora básica ao contrario de turmas de treinamento onde os movimentos são extremamenterepetitivos, e sempre visando o alto nível de rendimento com elevado grau de coordenação motora e fina pois a grande maioria dos esportes trabalham sempre com o corpo todo.
Na técnica esportiva é indispensável que se pense sobre o desenvolvimento esportivo específico de crianças e adolescentes, de modo que colabore com sua formação enquanto cidadãos. Os educadores devem ter o conhecimento para aferirquando e se deve agir com a especialização esportiva, com finalidade a longo prazo, visando um adolescente mais equilibrado e melhor preparado para o futuro.
Conforme Voser e Giusti (2002, p. 23) “a atividade esportiva praticada na escola deve ter o intuito exclusivamente voltada para a iniciação e orientação esportiva, jamais devendo enfocar a especialização e o treinamento.”
Obrigar a criança ouadolescente a praticar determinado esporte é o que de pior pode acontecer a ela. Outra situação ruim para o desenvolvimento da criança, é quando os pais em função de alguma frustração ou vontade pessoal determinam e praticamente obrigam o filho a praticar determinado esporte, além de exigirem um desempenho de alto nível, projetando seus desejos nos filhos, os pais deixam de vê-los como sãorealmente e o que realmente desejam para si.
Atividade esportiva é um formidável meio para o aprimoramento e desenvolvimento do adolescente, nos seus aspectos morfológicos, fisiológicos e psicológicos, podendo aperfeiçoar o seu desempenho físico determinado pela herança e capacitar o indivíduo para um aproveitamento melhor de suas possibilidades. Paralelamente à adequada nutrição, a atividade físicadeve ser reconhecida como artefato de grande importância para o crescimento e desenvolvimento normal durante a adolescência, bem como para diminuição dos riscos de futuras doenças .
É por meio das aulas de educação física que o aluno vai vivenciar os esportes e assim ter o poder de decisão em escolher qual esporte prefere praticar e assim poder treiná-lo nas turmas de treinamento escolar que...
tracking img