Apostila de mamografia tecnico em radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Unidade


HISTÓRIA DA MAMOGRAFIA


A tecnologia da mamografia desenvolveu-se muito desde quando os cientistas descobriram o que era basicamente um tripé apoiando uma câmara especial de raios-x. Assim foi criada a primeira máquina projetada especificamente para produzir mamografias. Hoje, a indústria de equipamentos médicos torna realidade o conceito de transmissão de mamografiasdigitais, por via satélite, para médicos em localidades distantes do mundo todo.

Dezoito anos após a descoberta dos raios X começou-se a serem feitas radiografias de lesões mamárias.

1913 
Primeira radiografia mamária feita por Albert Salomon, cirurgião Alemão, ele radiografou peças cirúrgicas, obtidas de cirurgias de mastectomia e encontrou pequenos pontos “denominados de micro calcificações”.1930
Foi feita a primeira mamografia na incidência médio-lateral in vivo, por Stafford Warren, em Nova York

1950
O médico radiologista uruguaio Raul Leborgne, descobre a importância de um melhor posicionamento e a necessidade da compressão. Ele concluiu que comprimindo a mama obtém-se uma melhor qualidade de imagem. Foi o primeiro médico a associar câncer de mama a micro calcificações aoencontrá-las em 30% de uma quantidade de casos radiografados. A compressão e um fator importantíssimo para uma boa imagem radiográfica. Diminuindo- se a espessura da mama, a paciente receberá menor dose de radiação, além de reduzir a indefinição causada pelo movimento.

1960
Charles Gros - França desenvolve o primeiro protótipo de mamógrafo. Robert Egan, descobre que baixo KV e alto mAs, aumentam aresolução da imagem. Tendo Robert publicado em 1962 o resultado do estudos de 53 casos de carcinoma oculto detectados em 2000 exames de mamografia e criou uma equipe de médicos e técnicos treinados e especializados em mamografia.



1966
A primeira máquina dedicada de mamografia foi desenvolvida em 1966. Até então, as imagens mamográficas eram produzidas por máquinas convencionais deraios-x.







1967
Uma equipe de pesquisa projetou uma unidade básica, incorporando um espectro de raios-x mais específico e um tubo para obter melhor foco no tecido mamário e na cavidade torácica. Através de um projeto dedicado e da implementação de um filtro de molibdênio, um componente metálico resistente, essa máquina (composta por um tubo e uma lente apoiados em um tripé) produziu imagensde melhor qualidade do que as mamografias improvisadas, obtidas por equipamentos de radiografia convencional da época.

1969
O primeiro modelo comercial do "Senographe" (“pintura do seio”, em francês), como foi denominado, foi lançado em 1967. Como o uso dos consumidores gerou idéias de aprimoramento, a empresa CGR começou a trabalhar com a geração seguinte de equipamentos de mamografiadedicada.

1980
Este projeto de 2a geração reduziu significativamente o tempo de exposição, dando mais confiança aos pacientes durante o procedimento. A máquina também oferecia mais resolução e precisão e utilizava um tipo de filme mais avançado para proporcionar melhores detalhes.
Os primeiros equipamentos motorizados para compressão foram criados no início da década de 80. Infelizmente acompressão das mamas durante a mamografia pode ser desconfortável, e até dolorosa em algumas mulheres, mas é necessário reduzir a espessura do tecido mamário para melhor visualização do tecido. Por simplificar os procedimentos da mamografia e permitir aos radiologistas observarem estruturas semelhantes, o dispositivo de compressão abriu as portas para a “triagem em massa” de mulheres.



1992

A GElançou em seus equipamentos um filtro de ródio, um elemento usado no tubo de raios-X que permite melhor penetração no tecido mamário, com menos exposição. A tecnologia do ródio é especialmente útil em mamas densas. As mulheres podiam esperar resultados obtidos com tecnologia de ponta com menos exposição à radiação. Nesta época um terço da população feminina ainda não tinha o benefício da...
tracking img