Pratica de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
CONSTRUÇÃO
DE
APRENDIZAGEM


























APRESENTAÇÃO



A importância de estudar o desenvolvimento embrionário, a ciência que estuda a hereditariedade e a variação dos organismos, o estudo das funções de todas as partes e processos dos sistemas vivos, os fatores físicos que influenciam as trocas de gases respiratórios, o conjuntode técnica e métodos de pesquisa e a reflexão sobre a importância da afetividade nas relações de construção do conhecimento; onde nesta 3ª etapa tivemos a oportunidade de adquirimos conhecimento sobre estes tópicos acima citados que nos prepara tanto para a vida e quanto para o profissional.























SUMÁRIO
I - APRESENTAÇÃO
II- EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIAANIMAL
III-FISIOLOGIA E ANATOMIA
IV-GENÉTICA
V-BIOQUÍMICA
VI-ESTATISTICA DESCRITIVA
VII-ALUNO ENSINANTE E PROFESSOR APRENDENTE


















EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL
Da Gametogênese á fecundação início do desenvolvimento:
Na reprodução sexuada de organismos multicelulares, duas células especializadas, denominadas gametas, se unem para formar a célula-ovo ouzigoto, a primeira célula de um novo ser. Esse processo de união do par de gametas é chamado de fecundação.







O espermatozóide e o ovócito são células sexuais altamente especializadas, pois contêm metade do número de cromossomos (n) presente nas células somáticas (2n) do corpo.


Fertilização a esse estágio segue-se o estágio de clivagem; que divide o zigoto em um grupo de célulasmenores contendo o mesmo genoma da célula de origem.
ENDOMÈTRIO- tecido que reveste o útero, é a parede interna do útero.
BLASTOCISTO-forma em que o embrião se apresenta em uma das fases do desenvolvimento embrionário.
GASTRULAÇÃO- movimento dos folhetos embrionários, para a formação dos tecidos do corpo, e futuramente, dos órgãos.
TECIDOS
OS TECIDOS: são constituídos por células mais a matrizextracelular produzida pelas células. A matriz e quase inexistente em alguns tecidos, porém em outros é abundante e contém estruturas e moléculas importantes estrutural e funcionais.
Epitelial-endoderma, ectoderma e mesoderma.
Conjuntivo-mesoderma/mesênquima


EX: TECIDO EPITELIAL





EX: TECIDO CONJUNTIVO



FISIOLOGIA E ANATOMIA
TIPOS DE REPRODUÇÃO
Reprodução assexuada-caracteriza-se pelo fato de único individuo originar outros, sem que haja troca de material genético entre células especiais de reprodução.
Brotamento- é um tipo de reprodução no qual um novo indivíduo surge como broto do animal mais velho, crescendo até atingir a forma e o tamanho deste, quando se tornar independente. Esse broto cresce por divisão mitótica e as células diferenciadas do brotoseparam-se do progenitor.
EX: Esponjas.



Regeneração- tipo de reprodução na qual um pedaço ou secção do organismo pode gera indivíduo completo.



EX : Planarias







ESTROBILIZAÇÃO - reprodução em que ocorre fragmentação transversal do corpo em várias partes, podendo, cada segmento, ter vida independente ou reconstituir outro animal completo.
EX: Tênias (taenia solium)A REPRODUÇÃO SEXUADA-O ocorre na maioria dos animais e requer a união de duas células haplóides para formar um indivíduo diplóide, mas , em alguns seres vivos, os processos reprodutivos assemelham –se aos fenômenos sexuais dos animais superiores.EX: protozoários ciliados como o Paramecium Aurélia- dois indivíduos de aspecto aparentemente igual, mas diferindo- se bioquimicamente, fundem–se,trocam material micro nuclear e depois –se separa para continuar com a divisão binária;esse tipo de reprodução é conhecida como CONJUGAÇÃO.
EX: Paramecium Aurélia


A reprodução sexuada tornou possível uma variedade genética muito maior que a permitida pela reprodução assexuada, e essa variedade aumentou a capacidade de uma população adaptar-se ás modificações ambientais por meio da...
tracking img