Prata e suas ligas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prata e suas ligas

Propiedades

Símbolo Químico: Ag
Número Atómico: 47 (47 protões, 47 electrões)
Massa Atómica: 107,8682
Origem: Natural
Estado Físico à TemperaturaAmbiente: Sólido
Estrutura: Cúbica de Faces Centradas
Ponto Fusão: 1235 K
Ponto de Ebulição: 2485 K
Condutividade Térmica [300K]: 429 W m−1 K−1
Condutividade Eléctrica[298K]: 6,29 × 107 Ohm−1 m−1
Isótopos: 107Ag e 109Ag

Características e Aplicações

A prata é um metal de transição, tem elevada condutividade eléctrica e térmica. Normalmenteencontra-se na natureza em forma de cristais ou pepitas. O maior produtor de prata é o México sendo a sua mineralização muito popular no continente Americano. É um metal muitodúctil e maleável, daí ser tão utilizada em joalharia e cunhos de moedas. Além destas aplicações, as suas propriedades condutoras fazem com que seja muito utilizada na engenhariade radiofrequência, onde o chapeamento de prata é usado para melhorar a condutividade eléctrica das peças, nomeadamente fios ou cabos áudio. Pequenos dispositivos usam bateriasde óxido de prata, devido à sua longa duração e elevada energia. A prata ligada com zinco ou cádmio é usada para produção de baterias de alta capacidade.
Da reação entre o metalde prata e o ácido nítrico obtém-se um composto inorgânico, denominado nitrato de prata AgNO3, muito utilizado em laboratório e fotografia.
A prata é considerado um metalprecioso daí o seu uso recorrente para ornamentações, artigos decorativos, joias e moedas.
A prata pode ser ligada com o estanho ou mercúrio para formação de amálgamas, sobretudopara uso dentário.
Algumas das suas propriedade tornam a prata ideal como catalisador em reações de oxidação. Outra aplicação industrial é o seu uso em soldas e brasagens.
tracking img