Pragas de pastagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curiosidades: O Brasil tem cerca de 190 milhões de cabeças de Gado, sendo superado apenas pela índia. No Tocantins o rebanho atual segundo a ADAPEC (agencia de defesa agropecuária do Tocantins) é emtorno de 7.576.824 de cabeças de gado.
A pastagem total do Brasil esta em cerca de 225 milhões de hectares.
Desde 2003 que o Brasil é o maior exportador de carne Bovina do Mundo.
Exportando paramais de 104 Países.
No ramo leiteiro o Brasil é o 23º no ranking mundial em produtividade.
Principal Praga das Pastagens:

Cigarrinha-das-Pastagens
São insetos sugadores de seiva, cujos adultosvivem na parte aérea dos capins. Os filhotes são de coloração branco-amarelada e ficam protegidos na base das plantas por uma espuma branca. Aparecem em época de alta umidade e período de chuvas, quandosão favorecidas pelo capim alto, para não expor as ninfas ao sol.
Danos Causados: Elas são responsáveis pela “queima do capim”, introduzem toxinas causando o amarelecimento das folhas, depois osecamento e as vezes ate a morte da planta. Reduzem a produção de massa verde em média de 20%
Atacam quando o capim deveria estar se recuperando de uma seca prolongada. Normalmente a queima do capim tornaele impalatável, com gosto ruim, o que faz com que o animal coma menos, produzindo menos leite e carne.

Manejo: Não é possível eliminar totalmente as cigarrinhas das pastagens, mas existem formassimples de reduzir ao mínimo os prejuízos causados por essa praga: basta adotar medidas conservacionistas, como correções e adubações adequadas do solo, pois plantas nutridas tem mais resistência.Manter o equilíbrio ecológico da propriedade. Nesse sentido, a recomendação é que o produtor preserve e proteja algumas espécies de pássaros e outros insetos que são aliados no que chamamos de controlebiológico das cigarrinhas.
Na hora de implantar a pastagem, escolher uma gramínea adaptada á região e resistente a essa praga.
Menos recomendada: Braquiárias e Colonião;
Mais Resistentes e...
tracking img