Praca Tubal Vilela 20140324163205

600 palavras 3 páginas
Praça Tubal Vilela

Os registros históricos nos ajudam a entender como a praça Tubal Vilela foi sendo, ao longo das décadas, construída, reformada, modernizada e apropriada de formas distintas pelos diversos segmentos sociais.

No final do século XIX, nos primeiros anos de emancipação da cidade, foi elaborado um planejamento urbano, no qual, largas e simétricas avenidas foram traçadas em contraponto às pequeninas e tortuosas ruas da “cidade antiga”, materializando assim o discurso do que denominaram de “cidade nova”. Neste “tabuleiro em xadrez”, o espaço destinado à construção de uma praça ficou definido, apesar de ter sido inicialmente utilizado como campo de futebol.
A história nacional nos permite compreender os acontecimentos locais. Neste sentido o espaço urbano se revela como permanente suporte de memória desta cidade. Assim sendo, o primeiro nome que a praça recebeu foi Praça da República, justificando o próprio momento históricono qual ela foi concebida.

Entre os anos de 1912 – 1922, a cidade teve como administrador o Sr. João Severiano Rodrigues da Cunha que para embelezá-la plantou umas oito ou dez moitas de bambu gigante, que cresceram espantosamente e davam sombra magnífica em qualquer hora do dia e agasalho a milhares de passarinhos que sonorizavam as madrugadas da primavera e do verão. A praça continuou a ser oficialmente praça da República, mas o povo passou a denominá-la de Praça dos Bambus.

A praça dos Bambus permaneceu, embora o prefeito Vasco Giffoni já tenha, em 1938, confiado ao técnico Júlio Steinmetz o trabalho de execução de uma planta para a construção de um novo jardim. O jardim ficou pronto, e, em plena era getuliana, a praça engalanada recebeu o batismo de Praça Benedito Valadares, como tributo de “reconhecimento” ao interventor. A sucessão dos acontecimentos nos levam ao ano de 1945 e ao fim da ditadura, quando então a praça volta a ter o nome de Praça da República.

A praça teve muitos nomes, em 1958 ela é denominada de Praça

Relacionados