Pr0cess0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relógio Comparador

É um instrumento que foi desenvolvido para detectar pequenas variações dimensionais através de uma ponta de contato e por um sistema de ampliação mecânica apresenta seu valor com uma leitura clara e suficientemente precisa.

O relógio comparador tradicional transforma e amplia o movimento de um fuso em movimento circular de um ponteiro montado em um mostrador graduado.Trata-se de um instrumento de múltiplas aplicações, porém sempre acoplado em algum meio de fixação e posicionamento, como mesas de medição, dispositivos especiais, outros instrumentos, etc.

Descrição do relógio comparador

[pic]Figura 01-relógio comparador





Princípios de Funcionamento

Basicamente, o fuso que entra em contato com a peça possui uma cremalheira que aciona um pequenopinhão solidário com uma engrenagem, que por sua vez aciona outro pequeno pinhão, chamado pinhão central, onde é montado o ponteiro de leitura, outra engrenagem entra em contato com o pinhão central com a finalidade de eliminar folgas de engrenagem pela ação de uma mola espiral chamada cabelo. Outros mecanismos utilizam sistemas de ampliação por alavancas ou fitas de torção, entre outros.Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.




[pic]

Figura 02- engrenagem do relógio comparador



Procedimento paraefetuar a leitura

Os relógios mais comuns apresentam uma dupla graduação, possuem contagem com incrementos no sentido horário e anti-horário, dependendo da definição do ponto inicial de trabalho da ponta de contato. Definido o ponto inicial, a leitura é feita primeiramente no contador de voltas e á seguir no ponteiro principal, por isso é importante conhecer previamente o valor de cada graduação.[pic]

Figura 03- efetuando leitura



[pic]

Figura 04- medição de bloco

Recomendações especiais para o uso dos relógios comparadores

A seleção do relógio comparador mais adequado para atender plenamente os requerimentos da medição pretendida. Levando em consideração os seguintes aspectos:

❖ Tamanho: Existem relógios com dimensões diferentes geralmente 4 tamanhos, o quepoderá facilitar na adaptação em dispositivos, máquinas ou instrumentos de medição.

❖ Curso: Verificar qual será o campo de inclusive variação da medida a ser realizada e selecione um relógio com um pouco maior, isso poderá evitar inclusive acidentes.

❖ Leitura: Em relação ao campo de tolerância especificado na peça que se pretende medir.

❖ Tipo: Verificar qual será o ambiente detrabalho, a freqüência das medições, etc., e selecione o tipo de construção mais adequado.

❖ Selecionar a ponta de contato que melhor se adapte ao lugar da medição. Se houver necessidade de atrito constante, verifique também o material e a dureza da ponta mais adequada.

❖ Substitua oportunamente a ponta gasta.

❖ Estabeleça períodos adequados de verificação do desgaste,especialmente em trabalhos altamente seriados.

❖ Não levante o fuso com a mão: use a alavanca apropriada. Isso evitará sujeiras e a possibilidade de alterar a posição do relógio.

❖ Tome providências para montar o relógio sempre em posição perpendicular á base de referência, isso evitará erros de leitura.

❖ Evite erro olhando o mostrador do relógio na posição frontal, devendo sempreolhar primeiro o ponteiro menor (conta voltas) e á seguir o maior.




Verificação da Precisão “aferição” e Ajuste

A metodologia para verificar se o relógio comparador está em condições de realizar medições satisfatórias consiste na utilização de dispositivos robustos para fixação do relógio e blocos padrão de dispositivos especiais com cabeças micrométricas de leitura geralmente...
tracking img