Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturando seu PPRA
• Considerações sobre o PPRA
• A quem atribuir a execução do PPRA
• PPRA Gratuito: faça você mesmo
Muito bem, tu já sabes as "campanhas de avaliação" que precisas fazer e os locais ou setores onde já deves ir pensando nas medidas de controle (onde já tens avaliação dos riscos ambientais).

Sabes também onde deves ter um programa de monitoramento para conferir aeficácia das medidas de controle existentes, ajustá-las ou complementá-las. Então já podes estabelecer metas realistas para um horizonte de um ano.
Pode ser que no teu caso só haja avaliações a planejar, ou o inverso, se todos os riscos ambientais estão controlados só te resta planejar monitoramentos.
Levando em conta as prioridades registradas na Planilha-I, misture 3 xícaras de bom senso, 1pitada de intuição e leve ao cronograma (a pitada de intuição é por conta dos imprevistos e dificuldades de percurso). Ou seja, faça uma tabela de 12 colunas e tantas linhas quantos forem os setores em que dividiste o estabelecimento. Acrescenta uma linha para anotares no alto da tabela os 12 meses, acrescenta uma coluna para anotares à esquerda a denominação que deves adotar para os setores (namedida do possível deve ser a mesma designação usual na empresa, entretanto poderá haver setores genéricos como "escritórios" ou muito específicos como "misturadeira").
Em cada "célula" desse cronograma devem ser registradas as metas setoriais de forma muito objetiva, do tipo: calor avaliado (ou apenas c.a.), ruído controlado (r.c.), poeira monitorada (p.m.), vapores avaliados (v.a.), gasesmonitorados (g.m.), etc.
No rodapé da folha escreva "LEGENDA" e traduza suas abreviações: esse cronograma não é para uso exclusivo teu e ninguém tem obrigação de adivinhar nada do que tu escreves (mas muitos tem o direito de entender sem depender de tuas explicações).
Vê também que deverás avaliar I.B.U.T.G, mas no cronograma podes escrever simplesmente calor, pelas mesmas razões. Procura distribuir asmetas lançadas no cronograma ao longo dos meses e trazer para uma mesma coluna ou colunas vizinhas a avaliação de um mesmo agente (estarás assim, por exemplo, avaliando ruído em toda a fábrica numa só campanha, ganhando produtividade em teu trabalho. Confere novamente as prioridades, se necessário efetua novo ajuste.
"Estratégia e Metodologia de Ação" constituem a segunda das quatro partes daestrutura mínima obrigatória do PPRA. As ações nucleares do PPRA são as avaliações e as medidas de controle.
Estratégia é a seqüência de etapas que visam criar as condições necessárias para que a última delas, aquela com a qual se atinge o objetivo final, seja bem sucedida. O que caracteriza cada etapa (e algumas podem ser simultâneas ou paralelas) é a qualidade de ação e um objetivointermediário, ou resultado, que constituirá requisito para uma etapa posterior. Está aí, de graça, a melhor definição de estratégia que, muito provavelmente, tu já viste. Tem mais: a montagem de uma estratégia deve ser feita a partir do objetivo final, até as condições atuais (de frente para trás).
No caso das avaliações, o objetivo final é ter um perfil das emissões de agentes físicos e químicos (bem como deseus meios e formas de propagação) e da exposição dos trabalhadores aos mesmos. Esse perfil inevitavelmente comporta variações, estatisticamente calculadas, que não comprometem a eficácia das medidas de controle posteriores, pois deverão estar folgadamente dentro da margem de segurança que tais medidas deverão ter. Esse "perfil de emissões e de exposições" deve ser estabelecido a partir de dadosrepresentativos, obtidos através de amostragens do agente junto às fontes emissoras, em pontos do ambiente e junto a trabalhadores (amostragens pessoais). Esse é o "X" da questão. Como conseguir dados representativos que permitam uma boa interpretação da realidade das exposições aos agentes ?
Essa representatividade advém de planos de amostragens ou medições e de técnicas adequadas. A natureza...
tracking img