Redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES SOCIAIS

Rede Social

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

Principais redes sociais

Orkut
Facebook
Twitter
Flickr
Linkedin
MySpace

Evolução

A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente umanova forma de comunicação que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet. Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.

[pic]

Sixdegress (1997)

Também em 1997 a primeira rede social  que permitiu a criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagemde contatos, foi a Sixdegress. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de terceiros. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes foram criadas.

Friendster (2002)

Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atualé a rede chamada Friendster.  Essa rede social  conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.

Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela  também permitia a criação e divulgação de perfis e listasde contatos.

A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados, assim como o grande número de usuários os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.

My Space 2003

Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o "clone" daFriendster uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita, apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.

Com o aperfeiçoamento o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas fotos e um blog que pode ser personalizado por cada usuário. O My space setornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

LinkedIn A rede social  dos empresários (2003)

Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. O assunto eraprofissional; conhecida como uma recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.

Web 2.0

O grande "Boom" das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução daweb criada nos anos 90. Entre janeiro de 1994 á janeiro

Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios desenvolvedores.

Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social quesurgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.

A Chegada do Orkut (2004)

O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público alvo seria os internautas americanos.

No entanto, a rede...
tracking img