Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PPRA



PPRA


PROGRAMA DE PREVENÇÃO
DE RISCOS AMBIENTAIS
MARÇO/2011

























ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO


2. OBJETIVO


3. CONCEITOS E TERMINOLOGIAS


4. ESTRUTURA DO PROGRAMA


5. DESENVOLVIMENTO


6. RECURSOS NECESSÁRIOS


7. DETALHAMENTO DO PPRA


8. PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA


9. REGISTRO E DIVULGAÇÃO DOSRESULTADOS


10. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES


11. TREINAMENTOS


12. DISPOSIÇÕES GERAIS


13. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE EXPOSIÇÃO


14. IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DA SUA EFICIÊNCIA


15. ANEXOS

1. Introdução
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) está em conformidade com a Política de Segurança e Saúde da , sendo a suaimplantação obrigatória conforme o texto da Norma Regulamentadora N.º 9, cuja redação é dada pela lei 3214 de 08 de Junho de 1978, atingindo todos os estabelecimentos que possuam colaboradores regidos pela C.L.T. independente do tamanho e do grau de risco.

2. Objetivo
Garantir um ambiente de trabalho saudável, objetivando preservar a integridade dos seus colaboradores, visitantes eautoridades, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos no ambiente de trabalho.

3. Conceitos e Terminologias
Para melhor compreensão de todos que tomarem conhecimento do conteúdo deste PPRA, seguem alguns conceitos básicos e terminologias:

3.1 Nível de ação – Valor acima do qual devem ser tomadas medidas para minimizar a probabilidade de que as exposições a agentesambientais ultrapassem os limites de exposição, sendo que para o risco químico o nível de ação é igual a metade do limite de tolerância e para ruído é um valor de dose de 0,5 (50%).

3.2 Grupos Similares de exposição aos Risco (GSER) – Grupos de colaboradores expostos de forma semelhante a um determinado agente de risco, esta denominação engloba grupos de funcionários que realizam atividadescompatíveis na mesma unidade básica, apresentando perfis de exposição similares.

3.3 NIOSH – Nacional Institute for Ocupacional Safety and Health.

3.4 AIHA – American Industrial Hygiene Association.

3.5 CTGA – Comissão Técnica de Garantia Ambiental.

3.6 Gestor do PPRA – É de competência do gerente, que tem como responsabilidade:
• A definição de diretrizes que irão nortear o PPRA;• Análise e aprovação preliminar do programa e suas conseqüentes necessidades de revisão e ajustes, promovendo encaminhamento do mesmo para aprovação definitiva a nível de Superintendência;
As decisões de natureza especial que por força de avaliação ou do desenvolvimento do programa imponham decisão em caráter imediato.


3.7 Higiene Industrial – É a ciência que se dedica aantecipação, reconhecimento, controle e avaliação dos riscos ambientais que venham a existir no ambiente de trabalho, que podem ocasionar alterações à saúde, conforto ou eficiência do colaborador.

3.8 Normas Regulamentadoras – São as normas constantes na portaria 3214/78, com textos atualizados. As normas pertinentes ao PPRA são: 1, 4, 5, 6, 7, 9, 11, 15, 17, 24, 25 e 26.
3.9 Agentes Ambientais -Conforme a Norma Regulamentadora 9, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do colaborador.

• Agentes físicos – São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores tais como: ruído,vibração, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, infra som e ultra som.

• Agentes Químicos – São substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposição possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo...
tracking img