Power line communication

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA / UNATEC
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
1º PERIODO NOITE

INTERNET VIA REDE ELÉTRICA – COBERTURA SEM LIMITES

Fundamentação teórica do projeto de pesquisa referente ao 1º. Período do Curso de Graduação Tecnológica de Redes de Computadores

Orientadora:Daniela Rocha Bicalho

Nome:
1. Anderson Costa Silva
2. Anderson de Oliveira Bonfim
3. Délio Scott Rocha Silva
4. Fabricio Antônio Pereira Pinto
5.Ítalo Pinto Macedo
6. Jefferson Rangel de oliveira Pio
7. Leonardo Rodrigues Gomes
8. Odnei Costa da Silva
9. Rauni Machado da Silva

Belo Horizonte – MG1º Semestre 2011
INTERNET VIA REDE ELÉTRICA – COBERTURA SEM LIMITES

1. Fundamentação teórica
O fenômeno de propagação de ondas através de condutores elétricos favoreceu o desenvolvimento de uma tecnologia, capaz de transmitir de forma controlada, sinais de telecomunicações através dos mesmos condutores usados na rede elétrica. Está tecnologia édenominada Power Line Communicantion (PLC), também recebe o nome de Broadband Power Line (BPL) (FERREIRA, 2005). Atualmente a PLC vem ganhando grande destaque em virtude da possibilidade de conseguir levar o acesso à internet a todas as pessoas, pois como utiliza uma infraestrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada.

1.2. Funcionamento do PLC
O principioelementar dessa tecnologia é que como a ordem da frequência do sinal modulado é muito maior do que a do sinal elétrico, que opera na faixa de 50 a 60Hz, ambos podem existir em harmonia no mesmo meio sem que ocorra perda de informação. Sistemas que usam essa tecnologia utilizam sinais transmitido sobre os fios de cobre (ou alumínio) na faixa de 1,6 a 30 MHz, com taxas de até 200Mbps. Desta forma,mesmo se a energia elétrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido. (SANTOS, 2008) 

[pic]
Geração, transmição e distribuição

[pic]
Distribuição primária e secundária

1.2.1. Tipos de PLC
De acordo com Santos (2008) existem quatro tipos de PLC divididos em localização e frequência:
Quanto à localização a PLC écaracterizada como interior (indoor) e exterior (outdoor). A indoor é feita para se construir uma rede local, através de uma caixa comutadora que injeta dados de uma rede banda larga, xDSL, Wifi na rede elétrica. E na outdoor a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia elétrica. Neste caso, existe o Master, que tem o papel de controlar e repetir o sinal transmitido, sendoconectado à distribuição primária ou secundária da rede elétrica. Através do Master que é possível que se tenha diferenciações na taxa de transmissão de acordo com os contratos com os clientes.
Quanto a frequência, a PLC é caracterizada como faixa Larga (BroadBand) que utiliza freqüências, variando de 1.6 a 30Mhz, que possui alta taxa de transmissão.  Este é o tipo de PLC que mais vemrecebendo atenção em virtude de sua utilização para o acesso a internet; e PLC Faixa Estreita (NarrowBand) utilizando uma faixa de freqüência menor, na faixa de 0.1 a 0.9 kHz, possuindo taxa de transmissão menor que 1Mbps.

1.2.2. Modulação

Santos (2008) define modulação como o processo de transformar o sinal de modo que possa ser transmitido. No PLC pode haver necessidade de acoplar o sinal...
tracking img