Povos antigos - egito/hebreus/fenicios/persas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRÉCIA
1) PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (séculos XX – XII a.C.)

a) Origens da população grega(Grécia Antiga):

Pela junção de quatro povos de origem indo-européia: os aqueus, os dórios, os eólios e os jônios. Os primeiros povos a chegar foram os aqueus, e depois os jônios,os eólios e os dórios(que invadiram a Grécia).

b) A sociedade dos AQUEUS e a PRIMEIRADIÁSPORA GREGA

Os AQUEUS construíram sua principal cidade, Micenas, estabelecendo um imenso intercâmbio com os cretenses(da Ilha de Creta) e iniciaram um processo expansionista e militar, por volta de 1400 a.C., dominando o mar Egeu e o mar Negro e participaram da lendária Guerra entre gregos(aque-
us) e troianos(da Turquia).
Por volta do séc. XI a.C.,a civilização micênica(ou sociedadedos aqueus) foi derrotada pela invasão dos DÓRIOS, que usaram armas de ferro(invasão violenta). Os aqueus fugiram para o interior do continente e para a Ásia menor. Esse processo de domínio dos dórios ficou conhecido como Primeira Diáspora Grega.

2) PERÍODO HOMÉRICO (séculos XII – VII a.C.)

a) Os poemas épicos de Homero
Os poemas épicos escritos por Homero eram a Ilíada(narra aGuerra contra a cidade de Tróia) e a Odisséia(narra o retorno do herói Ulisses), e tb narra lendas das guerras entre os aqueus e os dórios.

b) A nova sociedade grega:a SOCIEDADE GENTÍLICA(OS GENOS)

-- Como era formada os GENOS??

A sociedade gentílica(os GENOS) eram grupos familiares extensos,
que cultuavam um semi-deus(herói). Em torno do genos se existia um OIKO,unidade econômica que compreendia a família, as terras, as casas, ferramentas e o gado. O trabalho no genos era agropastoril, voltado para autossuficiência e realizado pelos seus próprios membros, e raramento por escravos.

-- Por que ocorreu a desintegração da sociedade gentílica(genos)e como esse fato contribuiu para o surgimento do período esplêndido na Grécia??

Adesintegração dos genos ocorreu devido a disputas internas do poder, ao crescimento demográfico(aumento da população) e a distribuição de riquezas. Com a desintegração dos genos, uma nova forma de organização sócio-política surgia: a PÓLIS(cidade-Estado),per.esplêndido.


c) A SOCIEDADE PÓLIS ou CIDADE-ESTADO

-- O que significa a sociedade PÓLIS?

A sociedade PÓLEIS ouCIDADES-ESTADO eram cidades independentes e autônomas que contavam cada qual com sua própria estrutura política, econômica, social e religiosa. Em Esparta, a sua importância histórica
deveu-se à rígida organização social(militar e aristocrática) e ao seu aspecto guerreiro. Em Atenas, sua importância histórica deveu-se à criação da Democracia Ateniense.

-- Quais eram as instituições básicas daPÓLIS em Esparta e em Atenas??

--a ACRÓPOLE: uma COLINA FORTIFICADA(símbolo da resistência militar e santuário politeísta), e simbolizava o apogeu do desenvolvimento cultural – sobretudo ARTÍSTICO – da Grécia Antiga, ocorrido no séc. V a.C., dentro do Período Clássico.
-- a ÁGORA: LOCAL CENTRAL,onde se situavam os edifícios,o mercado e as praças(onde ocorriam as Assembleías).-- Como era formada a população grega das PÓLEIS(CIDADES-ESTADO)?
Era dominada pelos ¨eupátridas”(os bem-nascidos). Boa parte eram os escravos(que eram estrangeiros prisioneiros ou endividados), além dos peq. prop., comerciantes e artesãos. Havia uma expansão das atividades agrícolas, comerciais e artesanais.

d) A SEGUNDA DIÁSPORA GREGA
Foi um processo expansionista ecolonizador nos litorais dos mares
Negro e Mediterrâneo, devido a pobreza do solo e a escravidão por divídas
Criavam-se novas colônias nessas regiões do litoral, que permitiram a
expansão do comércio, principal/ em Atenas.


3) A CIDADE-ESTADO ESPARTA

a)Localização e origens do povo espartano:
Situava-se no sudeste do Peloponeso e a cidade foi...
tracking img