postura profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


TÉCNICO EM INFORMÁTICA





A IMPORTÂNCIA DA POSTURA PROFISSIONAL











SÃO VICENTE
2014


O trabalho se refere a duas palestras apresentadas no 1° encontro metropolitano da baixada santista, a primeira é sobre cloud computing (computação em nuvem) que foi palestrada por Alex Coqueiro que falou sobre a empresa que trabalha a Amazon Web Services, e explicou umpouco como funciona o armazenamento em nuvem, ele também citou algumas ideias brilhantes como a da animoto, falou sobre as parcerias que a empresa que represente tem com outras empresas, e sobre projetos como genoma e EDX. A segunda palestra foi do Prof. Dr. Marcelo Pereira Besgamaschi sobre o guia das profissões em tecnologia da informação, como o profissional dessa área tem que ser, que tipo deinstituição pode atua, sobre o amplo mercado de trabalho e a tendência de crescimento dele, como o mercado é competitivo e o grande numero de profissionais, como o mercado é exigente e como evolui rápido, como ele constantemente si atualiza e sobre a possibilidade de migração de uma área pra outra. Falou sobre o segredo do sucesso e citou as áreas de conhecimento, áreas de atuação, as habilidades, osprincipais cursos em tecnologia da informação e suas profissões e a média salarial delas. Web Services que oferece um conjunto completo de serviços de aplicativos e infraestrutura que permitem que você execute praticamente tudo na nuvem: desde aplicativos empresariais e projetos de dados grandes a jogos sociais e aplicativos móveis.
A computação em nuvem é a utilização da memoria e dascapacidades de armazenamentos de computadores e servidores compartilhados e ligados pela internet , o armazenamento de dados é feitos em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo sem precisar instalar um programa, o acesso é todo feito pela internet.
Ele também falou sobre ideias brilhantes como a Animoto que é um site que é possível criar e editar vídeos originais com suas fotos,vídeos e musicas para o facebook. A empresa tem parcerias com a Easy Taxi (aplicativo para pedir um taxi pelo celular), Animoto e a Nasa.
E citou projetos como Genoma que tem o objetivo de desvendar o código genético de um organismo e o projeto EDX voltado para educação.





GUIA DAS PROFISSÕES


O prof. Dr. Marcelo Pereira Bergamaschi falou primeiro sobre o profissional da área detecnologia da informação, como o mercado de trabalho é amplo com tendência a crescer cada fez mais e que é extremamente competitivo pelo grande numero de profissionais, mas também é muito exigente. O mercado evolui rapidamente e exige constante atualização, a profissão não é regulamentada por isso o profissional tem a possibilidade de migrar para outras áreas.
O segredo do sucesso é: preparar-se bem,manter-se atualizado, dedicação, responsabilidades, ética, falar inglês e amor a profissão.
Foram citadas algumas áreas de conhecimentos como: gestão de tecnologia da informação, redes de computadores, arquitetura avançada de computadores, planejamento de sistemas da informação, tecnologia da internet, segurança da informação, engenharia de software, banco de dados e metodologia de pesquisa ecomunicação.
As áreas de atuação são: banco de dados – administração, internet e produção web, engenharia de redes de computadores, administração de grandes bases de dados, gestão da informação, gestão de negócios, gerenciamento de projetos e pesquisa e desenvolvimento.
As habilidades que um profissional tem que ter é um auto aprendizado, saber trabalhar em grupo, raciocínio logico, criatividade,capacidade empreendedora, dinâmica e fazer muita leitura.
Os principais cursos em tecnologia da informação: ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da computação, processamento de dados, administração de empresas e analise e desenvolvimento de sistemas. E as profissões são: analista e gerente de TI, gerente e coordenador comercial de tecnologia, cientista de dados, analista de...
tracking img