Postura coraporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES QUE INFLUENCIAM NA POSTURA CORPORAL DE ESCOLARES E FORMAS DE PREVENÇÃO
Introdução
O termo postura pode ser entendido como uma posição otimizada, mantida com característica automática e espontânea, de um organismo em perfeita harmonia coma gravidade. Além disso, pode ser considerado o conjunto de relações existente entre um organismo como um todo, e o ambiente que o cerca.(TRIBSTONE,2001).
A má postura é um hábito adquirido na infância, e se não corrigido, carrega-se por toda vida, com várias conseqüências, entre elas os desvios posturais. (Érica Verderi,2005) A utilização de posturas corporais equivocadas e o excesso de sobrecarga diária na coluna podem levar a algias precoces em escolares. Os desvios posturais nas crianças e adolescentes sofrem influência de fatoresbiológicos e ergonômicos.
Entre os fatores que alteram a postura corporal estão os sobrepeso. Esse provoca instabilidade músculo-esquelético, deslocamento do centro de gravidade e a combinação de encurtamento e alongamento excessivos.
Outro fator biológico é a respiração. Os músculos respiratórios quando tensos favorecem alterações posturais. O mobiliário inadequado e o elevado número de horas na mesmaposição, além da carga excessiva na mochila são os maiores problemas ergonômicos.
Acreditamos, que, para se tentar minimizar incidência de afecções posturais no escolar se faz necessário mudanças na estrutura física da sala de aula, monitorar a carga das mochilas, mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos e posturais regularmente.
O que é postura
A Academia Americana deOrtopedia define a postura como o estado de equilíbrio entre músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentado ou deitado (ADAMS et al citado por BRACCIALLI E VILARTA, 2000).
A postura consiste numa relação estável entre o sujeito e o meio, o que resulta numa estabilização espacial. Dessa forma, quando o indivíduo sepercebe, tem a impressão de estabilidade no espaço por ele ocupado. (NORRÉ citado por BRACCIALLI E VILARTA, 2000).
Uma postura correta é indispensável para um bom equilíbrio, mas uma postura incorreta não implica obrigatoriamente num distúrbio do equilíbrio. Ele argumenta dizendo que a postura é um momento estático com poucas oscilações, já o equilíbrio é dinâmico e pode ser mantido com pouca oumuita oscilação. (GUIDETTI citado por CAMPELO et al, 1997).
Existem inúmeras outras definições, porém deve-se ressaltar que postura envolve uma relação dinâmica nas quais as partes do corpo, principalmente, os músculos esqueléticos, se adaptam em resposta a estímulos recebidos.
Aspectos fisiológicos que interferem na postura
Diversos fatores que influenciam a postura humana. A herança genética éconsiderada um dos mais importantes, mas tem ainda fatores internos e externos, biológicos, sociais e ou culturais, momentâneos e definitivos. (BRACCIALLI E VILARTA, 2001).
Respiração
O homem, na tentativa de manter-se ereto, submete os músculos da estática, que são responsáveis pela diminuição da flexibilidade do sistema locomotor humano, a um estado de tensão constante. Os músculos dadinâmica, após a contração inicial, retornam completamente a um estado de relaxamento, sendo responsáveis pelos movimentos de grande amplitude. (SOUCHARD, 1996)
O autor enfatiza, também, o importante papel desempenhado pela respiração na manutenção da postura, tendo em conta que os músculos responsáveis pela inspiração são considerados da estática e que os músculos abdominais, exercem um papel dinâmico.Geralmente os músculos inspiratórios se mantêm constantemente tensos e os expiratórios relaxados. Esses padrões podem favorecer alterações posturais.
Obesidade
A associação da obesidade com alterações ósteo-articulares pelo excesso de massa corporal, diminuição da estabilidade e aumento das necessidades mecânicas para adaptação corporal. (CAMPOS et al, 2002) Há alteração postural no obeso; a...
tracking img