Postulados de koch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. Introdução 2
2. Enfermidades Animais 3
3. Babesiose 3
4. Babesiose Bovina 3
4.1. Ciclo de Vida 5
4.2. Sinais de Doença 5
4.3. Diagnóstico 6
4.4. Tratamento 6
5. Eripisela Suína 8
5.1. Sintomas 8
5.2. Diagnóstico 9
5.3. Tratamento 10
6. Espiroquetose Porcina 10
6.1. Sintomas 10
6.2. Diagnóstico e Tratamento 11
7. Conclusão 12
8. Bibliografia 13

1. Introdução
Oanimal doméstico, como todo ser vivo, vive em um ambiente constituído pelo conjunto de diversos riscos, à criação animal, e do favorecimento ou não de doenças infecto-contagiosas e parasitárias. A exploração da temática relacionada à convivência do homem com os animais, os métodos de manutenção e de controle, é que evolui o aprimoramento para a qualidade de vida no âmbito do controle de doenças, deagravos produzidos por animais, e de doenças específicas de animais domésticos.
Posturas de posse responsável, redundam em melhores condições de vida porque permitem evoluir na prevenção das doenças animais e de agravos. Assim contribuem para a preservação do ambiente animal.
Todas as actividades de controle de doenças, devem ser desenvolvidas para a conscientização e envolvimento dos produtoresno controle de populações animais.
Isto é, os animais durante durante o seu maneio podem adquirir diversas doenças, consequência do próprio maneio, condições de higiene e alojamentos desapropriados e muitas vezes pode ter como vectores das doenças outros animais.
O presente documento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica da cadeira de Zootecnia sobre as doenças infecto-contagiosas dos animaisdomésticos, onde por-se-à em destaque a Babesiose bovina a Eripisela suína e a Espirequetose porcina com o objectivo de descrever os sinais da doença, periodo de incubação, tratamentos e vacinação .
A estrutura do corpo do trabalho está divida e/ou organizada em títulos e respectivos subtítulos.

2. Enfermidades Animais
As enfermidades animais são várias, umas específicas numa dada espécie eoutras que atacam várias espécies diferentes. O presente trabalho abordará apenas de três enfermidades, Babesiose, Eripsela Suína e Espirequetose Porcina.
3. Babesiose
A babesiose (também conhecida como piroplasmose, febre do carrapato e água vermelha) é uma doença transmitida por carraças e causada por protozoários do género Babesia que invadem e se multiplicam em eritrócitos. Isso geralmenteresulta na destruição dos eritrócitos, com consequente anemia, perda de peso e muitas vezes a morte do animal. Ela pode atacar Caninos, Bovinos e Equinos.
A Babesiose é uma doença protozoariana, provocada pela Babesia spp., que parasita as hemácias resultando em anemia progressiva. A transmissão se dá pela carraça castanha ou por transfusão sanguínea.
Todos os organismos do género Babesia sãoprotozoários intraeritrocíticos ou "piroplasmas". Para entender a babesiose é necessário entender o ciclo de vida do protozoário, o qual envolve estágios no hospedeiro (mamífero), bem como os estágios que ocorrem dentro do vector (carraça). Após a inoculação pela carraça, Babesia spp. Entra no sangue circulante e multiplica-se assexuadamente por esquizogonia em eritrócitos. O protozoário causa adestruição dos eritrócitos, resultando em severa anemia e outros efeitos devido à circulação de hemoglobina livre no sangue. (GARDINER et al, 1998).
4. Babesiose Bovina
A babesiose bovina é uma hemoparasitose causada, pelos protozoários Babesia bovis e Babesia bigemina, as quais apresentam como único vector biológico a carraça, Boophilus microplus.
Em áreas tropicais a carraça Boophilus microplusé o vector de uma das doenças mais importantes para animais de produção, a babesiose bovina. Causada por protozoários do gênero Babesia, onde estão envolvidas as espécies B. bigemina e B. bovis (BRACARENSE; VIDOTTO e CRUZ), é considerada uma doença endêmica, causa prejuízos económicos em áreas de instabilidade, especialmente a redução na produção de carne e leite, além de custos indirectos com...
tracking img