Postivismo, durkheim, marx, weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Plínio Leite
Curso de Serviço Social

Pesquisa sobre:
Positivismo – Marx – Durkheim - Werber





  
Positivismo
O positivismo foi criado pelo Francês Augusto Comte, no período de (1798-1857) - séc.XIX, atribuindo fatores humanos nas explicações de diversos assuntos, contrariando os princípios da razão, da teologia e também da metafísica. Já na visão Henry Myers( 1966). O positivismo não deveria ser visto como causas e motivos externos e sim focar e direcionar ao estudo das relações existentes nos fatos acessíveis pela observação. Os positivistas não buscavam explicações nos fenômenos externos, como exemplo, a criação do homem. Eles procuravam explicar coisas presentes, palpáveis, como as leis das relações sociais. Este método positivista busca aobservação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação.
Auguste Comte e seus pensadores medievais doutrinavam que o que é possível conhecer, são somente os fenômenos e suas relações, não a sua essência; estas para eles, permanecem desconhecidas, pois é impossível alcançar noções absolutas. O objetivo fundamental era unir as duas culturas: a humanista e a científica, capaz de redescobrir ereavaliar a exigência humana. Podemos citar como essência do pensamento Comte: a humanidade, a ciência, a síntese e a fé.
O século XIX marcou o liberalismo europeu, considerando a natureza humana como base da própria lei natural. Neste século também marcou o triunfo do cientificismo, que reconhece uma só natureza; explicando o mundo dos valores e dos fatos.
O liberalismo afirmava que odesenvolvimento moral, cultural, econômico e político da sociedade, só iria ser alcançado pelo desenvolvimento do espírito e das faculdades do indivíduo. Contudo, o liberalismo começou a sofrer transformação em uma tentativa de conciliar sua estrutura racional apriorística com o empirismo, que ensinava que todo conhecimento se reduz aos dados da experiência sensível, e com o materialismo, qual a matéria e suasleis são tudo que existe ou a explicação de tudo.


É na contestação ao racionalismo abstrato dos adeptos do liberalismo que surgem os defensores do cientificismo, que propondo que os fatos só são conhecidos pela experiência e que a única valida é a dos sentidos.
O positivismo passou a dominar o pensamento típico dos séc.XIX, como método e doutrina. Como método: voltado na certeza rigorosados fatos de experiência como fundamento da construção teórica. E como doutrina: não apenas regra por meio da qual a ciência chega a descobrir e prever, mas como conteúdo natural, que ela mostra junto com os fatos particulares como significado geral da mecânica e da dinâmica do universo. Eles tinham o cuidado de não procurar o porquê das coisas, de não indagar a essência. A ordem era desprezar adeterminação das causas e dar preferência a procura das leis.
Segundo Comte, somos simples espectadores dos fenômenos exteriores, independente de nós, e que não podemos modificar a ação destes, sobre nós; se não submetendo-nos às leis que os regem. Para transformar a sociedade antes de tudo, é válido descobrir as leis que regem os fatos sociais, cuidando-se de afastar as concepções abstratas e asespeculações metafísicas, segundo Comte.
O positivismo é uma filosofia determinista que professa, de um lado, o experimentalismo sistemático e de outro considera anticientífico todo estudo das causas finais. Pode-se dizer também que o positivismo é um dogmatismo físico, pois que afirma a objetividade do mundo físico; e é um ceticismo metafísico, porque não quer pronunciar-se acerca da existênciada natureza dos objetivos metafísicos.
Seu método é o histórico genético indutivo, observa os fatos adivinhando-lhes por indução as leis da coexistência e da sucessão.
A dedução, indução, observação, experiência, nomenclatura, comparação, analogia, filiação histórica, constitui o método objetivo, este é o método geral de raciocínio de todos estes métodos particulares. Ele chama de método...
tracking img