Postgresql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

PostgreSQL

CURITIBA
2012
JONATAS DUTKA
THIAGO HENRIQUE
LUIZ CESAR

PostgreSQL

Trabalho desenvolvido como requisito para a disciplina de Sistema Gerenciador de Banco de Dados, do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Centro Universitário Uninter.

CURITIBA
2012

SUMÁRIO
Introdução 4
História. 5
Versões do PostgreSQL. 6Requisitos do PostgreSQL. 7
Empresas que Utilizam o PostgreSQL. 8
Ferramentas de Programação. 9
Vantagens em utilizar o PostgreSQL. 10
PostgreSQL x MySQL. Qual Escolher? 11
Conclusão 12

Introdução

Neste documento estaremos realizando a apresentação do PostgreSQL, um poderoso sistema gerenciador de banco de dados de código aberto. O PostgreSQL além de rodar em diversos sistemas operacionais,incluindo o GNU/Linux, tem suporte completo a chaves estrangeiras, junções, procedimentos de armazenamento e inclui a maior parte de tipos de dados (boolean, char, varchar, date).
Abordaremos conceitos sobre as vantagens e desvantagens em utilizar um SGBD PostgreSQL, ferramentas que podem ser utilizadas na administração, desenvolvimento e programação, requisitos exigidos dos sistemas operacionaise de hardware para que a ultima versão do PostgreSQL tenha uma instalação completa e com sucesso.

História.

O PostgreSQL se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia por Michael Stonebraker, deixou a universidade em 1982 para comercializar o Ingre. Após seu retorno a Berkeley, em 1985, Stonebraker começou um projeto pós-Ingres com o objetivo deresolver problemas com o modelo de banco de dados relacional. O principal problema era a incapacidade de o modelo relacional compreender combinações de dados simples que formam uma única unidade.
O projeto, chamado Postgres, o banco de dados "compreendia" as relações e podia obter informações de tabelas relacionadas utilizando regras.
Iniciando em 1986, foi divulgada uma série de documentosdescrevendo a base do sistema e em 1988 o projeto possuía um protótipo funcional.
Entretanto, devido ao fato do seu código fonte estar sob uma licença BSD, o seu desenvolvimento foi continuado. Em 1994, dois estudantes de Berkeley, Andrew Yu e Jolly Chen, Em agosto de 1996, Marc Fournier, Bruce Momjian e Vadim B. Mikheev lançaram a primeira versão externa da Universidade de Berkeley e deram início àtarefa de estabilizar o código herdado, o projeto foi renomeado para PostgreSQL.

Versões do PostgreSQL.
A implementação do projeto POSTGRES iniciou em 1986, já em 1987 tornou-se operacional. Foram liberadas diversas versões após o inicio do projeto Postgres, abaixo citamos algumas características mais importantes das versões liberadas:
* Versão 1 - liberada para um grupo pequeno de usuários emjunho de 1989;

* Versão 2 - com um sistema de regras reescrito em junho de 1990;

* Versão 3 - liberada em 1991, o sistema de regras foi reescrito novamente, mas também foram adicionado suporte para múltiplos gerenciadores de armazenamento e um melhorado motor de consultas.

* Versão 4 - era uma simples versão de limpeza, o projeto foi oficialmente abandonado pela Universidade deBerkeley;

* Versão 5 - adicionado um interpretador SQL para substituir a linguagem QUEL (desenvolvida para o Ingres) e o projeto foi renomeado para Postgres95. Com a divulgação de seu código pela Internet, Postgres95 iniciou uma nova vida como software open source;

* Versão 6 - liberada em janeiro de 1997, o projeto foi renomeado para PostgreSQL a fim de refletir a nova linguagem deconsulta ao banco de dados: SQL. Desde então, um grupo de desenvolvedores e de voluntários de todo o mundo, coordenados pela Internet, têm mantido o software e desenvolvido novas funcionalidades. As principais características acrescentadas nas versões 6.x são o MVCC (MultiversionConcurrencyControl – Controle de Concorrência Multiversões), melhorias no SQL e novos tipos de dados nativos (novos tipos...
tracking img