Positivismo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo científico
O fundador da doutrina Positivista foi Auguste Comte. Opunha-se à concepção do direito natural e do pacto social e às doutrinas teológicas. Augusto Comte preconizava oemprego de novos métodos no exame científico dos problemas sociais, substituindo as interpretações metafísicas e estabelecendo a autoridade e a ordem pública contra os abusos do individualismo da EscolaLiberal. O positivismo dessa maneira era, portanto, uma filosofia determinista que professava, de um lado, o experimentalismo sistemático e, de outro, considera anticientífico todo o estudo das causasfinais. Assim admitia que o espírito humano seria capaz de atingir as verdades do mundo físico através de métodos experimentais, mas não atingir dessa forma a verdade de questões metafísicas.
Ométodo positivista é o método geral do raciocínio proveniente de todos os métodos particulares. No que diz respeito ao desenvolvimento do espírito humano, Comte admitia uma lei fundamental que recebeu onome de Lei dos três estados: o primeiro estado era o estado teológico-fictício em que o espírito humano explica fenômenos por meio das vontades divinas ou agentes sobrenaturais; o estadometafísico-abstrato, no qual os fenômenos são explicados por meio de forças ou entidades ocultas e abstratas, como o princípio vital; e o terceiro estado, o estado positivo-científico, no qual se explicam osfenômenos de forma científica, utilizando-se a experiência sensível. Comte também divide as ciências em grupos de acordo com sua importância científica e seu grau de desenvolvimento. Comte nega as causaseficientes e finais, o infinito e o absoluto, para reconhecer apenas o relativo, o sensível, o fenomenal e o útil.
O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma deconhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas, pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os...
tracking img