Posicionamento Cr tico Meio Ambiente e Com rcio Exterior Jorge Flores

689 palavras 3 páginas
Módulo: 4
Atividade: Posicionamento Crítico
Título: Comércio exterior e Meio Ambiente
Aluno: Jorge Luiz Flores Vieira
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: LOG 14
Introdução

A globalização da economia rompe fronteiras internacionais, possibilita grandes oportunidades de intercâmbio de bens de consumo para ampliação da economia e para a geração de riquezas dos países, propiciando conforto, bem estar e qualidade de vida para a população. Em contrapartida, para gerar produtos e serviços, a indústria necessita extrair e consumir recursos naturais, numa relação direta com o meio ambiente, ocasionando impactos muitas vezes irreversíveis.

Justificativa
Com o crescimento comercial e econômico no planeta, as empresas tendem a precaver os impactos ambientais que podem prejudicar diretamente o meio ambiente e a vida humana. As facilidades de transição econômica, a abertura das fronteiras, os impostos e todos os procedimentos para importação e exportação de produtos precisam estar alinhados e compatíveis com o nível de desenvolvimento dos países, de forma que não haja lacunas a serem exploradas por empresas que buscam o baixo custo de produção, desrespeitando leis ambientais e trabalhistas para obtenção de um produto mais barato, isto é: mais competitivo.

Desenvolvimento

A relação entre meio ambiente e comércio exterior possui pontos favoráveis e negativos. Por um lado, ela provoca a disparidade entre países desenvolvidos e os que estão em crescimento, migrando empresas para regiões onde a legislação é menos rígida ou que as atividades sejam menos fiscalizadas. Com isso, podemos citar:
Trabalho infantil;
Trabalho escravo;
Descartes de poluentes sem o devido tratamento;
Extrativismo excessivo;
Migração e mortandade da flora e da fauna local;
Alterações no clima da região, etc.

Também é válido perceber que o modelo atual de produção e comércio internacional ameaça os ecossistemas do planeta, colocando em risco a qualidade de vida,

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Algoritimos e programaçao
    67521 palavras | 271 páginas