Pos primeira guerra e geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Relações Internacionais

Disciplina: Geografia Política





Estudo Dirigido – O pós 1ª Guerra Mundial e a Geopolítica Mundial





Proceder à leitura do Capítulo IV do livro Geografia Política de Wanderley Messias da Costa, responda às seguintes perguntas:



1- Faça um balanço da situação político-administrativa da Europa, ao final da 1ª. Guerra Mundial

A hegemoniaeuropéia entrou em declínio após a Primeira Guerra Mundial assim como a supremacia econômica e militar. O totalitarismo ergueu-se na Alemanha e na Italia. O império russo perdeu territórios como a Finlândia, Lituânia, Letônia e aEstônia. A Alemanha foi obrigada a ceder parte do seu território à França e deu origem a Polônia. Os antigos impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano deram origem ao quehoje é a Albânia, Turquia, Romênia, Iugoslávia, Bulgária, Hungria, Tchecoslováquia e Grécia. A Inglaterra anexou parte dos seus territórios da Alemanha, Itália e Áustria-Hungria.

2- Bowman produziu em 1921 um dos mais prestigiados artigos geográfico-políticos sobre o quadro europeu e mundial após a 1ª. GM: The New World. Quais são as suas principais ideias e advertências?

 Bowman acredita quea guerra provocou muitas alterações, produziu um mundo novo. Indicava os riscos de instabilidade no quadro de relações interestatais criados pelo desfecho da própria guerra, incluindo as resoluções do Tratado de Versalhes. Apontava os problemas da Europa Central e dos Balcãs, como regiões de perigo potencial. Ele traduz o quadro como uma “desorganização universal” tamanha a sua instabilidadepotencial. O autor também chama a atenção para a entrada de uma nova potencia mundial, os EUA, com influencia crescente no continente latino-americano, no Atlântico e no Pacífico

3- Que fatos históricos definiram as fronteiras polonesas no pós-guerra?







4- Como Bowman analisa a situação soviética no pós-guerra?

Bowman tem uma preocupação com o comunismo e a ameaça potencial do novoEstado sobre os países “livres”. Não atribui o sucesso da Revolução aos que a levaram adiante, mas à fragilidade e à incompetência do antigo império czarista. Ele também atribui a derrocada do regime à elite aristocrática “egoísta e reacionária”, assentada sobre um campesinato atrasado e uma estrutura fundiária injusta, e que foi incapaz de consolidar um regime democrático por ocasião da revoluçãoliberal de 1905, dando margem à revolução socialista de 1917. Mais adiante condena a tentativa do novo regime de “exportar” sua revolução aos demais países da Europa Ocidental e do mundo.

5- Quais as bases materiais da superioridade americana no pós-guerra?

Os EUA geravam a maior Renda Nacional Bruta da época; era o maior produtor mundial de petróleo e produzia mais ferro-gusa que os trêsoutros grandes produtores seguintes juntos; possuía mais veículos motorizados que o resto do mundo junto. Tinham um enorme mercado interno, mas ainda cresciam suas exportações de manufaturados. Dada a sua situação econômica privilegiada, fez-se sentir mais pelo seu poderio material e financeiro do que militar. Já tinha a terceira maior marinha do mundo por volta de 1914, além de uma enormecapacidade industrial para a produção bélica.

6- Qual a contribuição americano no Tratado de Versalhes?

Sua presença em Versalhes foi determinante para o rumo das negociações, em que se tornaram famosos os 14 princípios wilsonianos, pontos centrais da estratégia para a paz negociada, anunciados pelo presidente norte-americano. De fato as propostas de Wilson, que propugnavam pelo direito das minoriase pelo principio da autodeterminação dos povos, alem de defender a ideia de que o povo alemão não deveria arcar excessivamente com as consequências da guerra, e seu esforço em prol da liga das nações, influíram decisivamente nos tratados do pós-guerra, especialmente para a paix de Versalhes. Ao mesmo tempo os débitos de guerra para com os EUA garantiam a sua supremacia, aliado ao fato de que o...
tracking img