Pos impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pós-Impressionismo é o nome que se dá a diferentes estilos e tendências artísticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reação contrária a ele como visando um desenvolvimentomaior da escola.
     A maioria dos artistas considerados pós-impressionistas participaram das exibições impressionistas, mas acabaram por tomar outros rumos na realização de sua arte. A forma daspinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.
     Tendências como o simbolismo e até o expressionismo já se encontram nas obras de alguns dessespintores pós-impressionistas.
     As divergências dos principais nomes considerados pós-impressionistas com os impressionistas normalmente se concentravam na momentaneidade e extrema subjetividadeenevoada em que os últimos baseavam seus trabalhos ou as tendências naturalistas do impressionismo.
      Essas divergências, entretanto, manifestavam-se de maneiras e intensidades diferentes nosvários estilos pós-impressionistas.
     Os movimentos modernistas, também, devem muito ao pós-impressionismo, principalmente pela figura de Paul Cézanne (1839 - 1906) e sua obstinação em alcançar anatureza real atrás das aparências, criar uma arte com vida própria, “concretizar“ suas impressões pessoais e “realizar o motivo“.
     Acredita-se que de uma forma ou de outra, como por, exemplo, acompreensão considerada errônea realizada pelo cubismo da pintura do artista, todos os artistas e movimentos expressivos do Século 20 tenham sido influenciados por Cèzanne.
     O Neo-Impressionismo deSeraut e sua extrema valorização das cores também estão inseridos dentro dessa tendência maior pós-impressionista.
     Gauguin e a proximidade de sua obra com o movimento poético simbolista,sobrevalorizando as idéias e desprezando o naturalismo, também é considerado um pós-impressionista.
     Van Gogh, e seu mundo atormentado, foi outro artista de extrema importância da pintura do Século...
tracking img