Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a. Os textos a e b são organizados em gêneros diferentes porque se voltam para assuntos igualmente diferentes. Cada tipo de assunto exige uma construção diversa de gênero.Assim, o texto a ironiza o “sonho americano” e o texto b critica o fato de os EUA terem dado um calote em seus credores.
b. O texto a é uma charge e o texto b é um artigo deopinião. A charge se caracteriza por ser um texto icônico-verbal (constituído por palavras e imagens) em o artigo de opinião é um texto verbal (constituído por palavras, emlinguagem formal) que se destina a estabelecer argumentos a partir de um posicionamento assumido pelo autor, como, no caso, a crítica à pretensa soberania americana.
c. Ostextos a e b dizem respeito a um mesmo assunto em gêneros diferentes, fato este que podemos perceber pela organização do texto e pelo uso da linguagem . O texto a) é uma charge ese caracteriza pelo emprego da linguagem (verbal e não verbal), constituindo, por isso, um texto icônico-verbal. O texto b) é uma crônica, por apresentar uma linguagem verbal,tendo como características a subjetividade, ironia, informalidade, fato do cotidiano e fato atual.
d. Cada esfera da atividade humana – trabalho, família, Igreja, porexemplo, expressa-se por enunciados concretos mais ou menos estáveis que constituem o gênero. No caso dos textos a e b, ambos pertencem ao mesmo domínio discursivo – o jornalismo e,por isso, constituem um único gênero.
e. Os textos a e b partilham características genéricas, Isto é, traços particulares do mesmo gênero, pois selecionaram o mesmo assuntopara discussão. Embora o texto a seja constituído por imagens e palavras e o texto b só por palavras, a seleção do mesmo assunto enfeixa-os na mesma categoria genérica
tracking img