portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma neoplasia maligna originária do tecido mamário, mais comumente com foco inicial nas camadas mais internas dos ductos lactíferos ou lóbulos que preenchem os ductos com leite. Câncer de mama originário de ducto lactífero é denominados carcinoma ductal, enquanto câncer de mama que tem sua origem no lóbulo é denominado carcinoma lobular. Em casos raros, o câncerde mama pode iniciar em outras partes da mama.
No Brasil, o câncer de mama é o câncer que mais causa mortes entre as mulheres.

Fatores de Risco para o Câncer de Mama
Idade
O avançar da idade aumenta o risco de desenvolver câncer de mama. A maioria das mulheres descobre o câncer de mama acima de 60 anos de idade, mas também é comum em mulheres mais jovens.
História Pessoal de Câncer deMama
História de ter tido câncer de mama em uma mama aumenta o risco de apresentar câncer na outra mama. Além disso, alterações de células encontradas em biópsia de mama, como hiperplasia atípica ou carcinoma in situ aumentam a chance de se desenvolver carcinoma invasivo.
História Familiar de Câncer de Mama
O risco de câncer de mama aumenta se o pai, mãe, irmã ou filha apresentaram a doença eaumenta mais ainda se tiveram câncer de mama com menos de 50 anos de idade. Outros familiares do pai ou da mãe com câncer de mama ou de ovário também contribuem para um risco maior de câncer de mama.
Alterações Cromossômicas
Alguns genes presentes em determinadas famílias aumentam o risco de câncer de mama, como os genes BRCA1 e BRCA2, que podem ser detectados com exame de DNA e pode-se aumentar oscuidados para detecção de câncer de mama em portadores desses genes.
Radioterapia
O tratamento com radioterapia no tórax, sobretudo em paceintes com menos de 30 anos de idade (incluindo tratamento para linfoma de Hodgkin), aumenta o risco de câncer de mama.
História Reprodutiva e Menstrual
Basicamente, está ligada ao tempo de exposição ao hormônio estrogênio, sendo que uma gravidez representauma paussa hormonal. Assim, temos:
- Quanto maior a idade em que se tem o primeiro filho, maior o risco de câncer de mama;
- Mulheres que nunca tiveram filhos têm um risco maior de câncer de mama;
- As mulheres cuja primeira menstruação ocorreu antes dos doze anos de idade têm um risco de câncer de mama aumentado;
- Pacientes cuja menopausa ocorreu após os 55 anos de idade também têm risco decâncer de mama aumentado;
- Terapia de reposição hormonal contendo estrogênio, quando administrada por muitos anos aumenta o risco de câncer de mama.
Raça
As mulheres brancas apresentam risco aumentado de câncer de mama que outras raças.
Densidade das Mamas
Mulheres que apresentam mamas mais densas à mamografia que outras mulheres da mesma idade têm risco aumentado.
Obesidade
O aumento depeso está diretamente relacionado com o aumento do risco de câncer de mama.
Sedentarismo
Mulheres sedentárias (que não praticam exercícios físicos) podem ter aumento do risco de câncer de mama.
Consumo de Álcool
Estudos demonstram que quanto mais álcool uma pessoa ingere, maior o risco de apresentar câncer de mama.

Classificação do Câncer de Mama
O tamanho, estadiamento, taxa decrescimento e outras características do tumor é que vão determinar qual será o tratamento de escolha para cada caso.
O câncer de mama pode ser classificado de acordo com diversos esquemas. Cada aspecto influencia no prognóstico e resposta ao tratamento. Aspectos da classificação incluem estadiamento TNM, patologia, grau, receptores, e a presença ou ausência de genes, de acordo com teste de DNA.Estadiamento TNM (Tumor, Nódulo, Metástase)
É baseado no tamanho do tumor (T), se o tumor se invadiu ou não os linfonodos (N) axilares, ou se o tumor apresentou metástases (M) para outras partes do corpo. Tumores maiores, com invasão de linfonodos axilares e com metástases têm número maiores e pior prognóstico. Os principais estágios são:
* 0 – é um estágio pré-câncer ou condição de marcador, podendo...
tracking img