Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIBOLOGIA



A palavra tribologia tem sua origem na língua grega – “tribos” (atrito). Assim, é definida como a ciência que estuda as superfícies atuantes em movimentos relativos e todos os fenômenos daí decorrentes, principalmente o desgaste.
Os estudos da tribologia são direcionados aos efeitos do atrito, possibilitando assim uma maior disponibilidade operacional de máquinas eequipamentos. Atualmente existem no mundo muitos institutos dedicados ao desenvolvimento de materiais que ofereçam maior desempenho e durabilidade. Vários dos materiais usados atualmente para se evitar o atrito foram desenvolvidos por esses institutos, tais como:
➢ Plásticos autolubrificantes;
➢ Revestimentos antiatrito;
➢ Aditivos especiais para lubrificantes;
➢ Materiais combinados.

Para se teruma completa compreensão do fenômeno do desgaste, é preciso que sejam considerados dois aspectos; o atrito e a lubrificação. Sempre que duas superfícies se movimentarem, uma em relação à outra, ocorrerá o desgaste, causando danos em uma ou nas duas superfícies.
Além da lubrificação, outra variável que deve ser considerada diz respeito à escolha dos materiais. Quando se utiliza materiaisdissimilares, a taxa de desgaste é menor em relação aos materiais similares.
Com relação aos materiais cerâmicos, estes alcançam dureza elevada, resultando em taxas menores desgaste. Porem, esse material oferece também algumas desvantagem na sua aplicação, principalmente tenacidade à fratura e dificuldades de fabricação.

Atrito

Sempre que houver movimento relativo entre duas superfícies, haverá umaforça contraria a esse movimento. Essa força chama-se atrito. Em algumas situações ele se torna útil e necessário como nos sistemas de freios, porém, em outros casos é indesejável porque dificulta o movimento, gera calor e consome energia motriz, sem produzir o correspondente trabalho.
A resistência ao movimento acontece em virtude das superfícies apresentarem asperezas e irregularidades que sechocam durante o movimento provocando o cisalhamento dos pontos (picos) mais altos em ambas as partes.
Quando as superfícies em contato apresentam microáreas planas, ocorre uma adesão entre essas microáreas que também é conhecida como solda a frio, sendo esta a maior responsável pela resistência ao movimento.

Desgaste

A melhor maneira de se reduzir o atrito e diminuir o desgaste é alubrificação das superfícies. Sendo assim, o conhecimento das leis do desgaste ajuda-nos a saber como evita-lo e como fazer uma lubrificação correta; são elas:
➢ A quantidade de desgaste é diretamente proporcional a carga;
➢ A quantidade de desgaste é diretamente proporcional à distancia deslizante;
➢ A quantidade de desgaste é inversamente proporcional à dureza da superfície.

As superfícies emmovimento relativo podem apresentar dois tipos de desgaste:
➢ Por deslizamento: provocado pela adesão que leva a uma contínua destruição da rugosidade e remoção de material do componente menos resistente;
➢ Por partículas duras: resultado de um processo abrasivo causado pela diferença de dureza ou rugosidade das superfícies em movimento. Essas partículas ficam presentes na forma decontaminantes e aceleram o desgaste.

Lubrificação

A lubrificação é o fenômeno da redução do atrito entre duas superfícies em movimento relativo. É obtida pela introdução de uma substancia lubrificante entre as superfícies. Sendo assim, a película lubrificante pode ser espessa ou fina.
A película fina não tem espessura suficiente para manter a separação completa e constante das superfícies e serveapenas para reduzir a severidade do atrito.
A película espessa é suficiente para manter a separação total das superfícies durante o trabalho. Ela é maior que a rugosidade superficial do material.
Portanto, a finalidade das técnicas de lubrificação e conseguir uma película espessa, embora nem sempre isso seja possível.

Lubrificação Hidrodinâmica

É aquela em que o fluido se desenvolve...
tracking img