Hp ux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HP-UX novembro 28, 2011 —

Introdução sobre HP-UX. Trabalho feito por Gabriel Z. Oliveira e Gilmar Brasil.

SISTEMA OPERACIONAL HP-UX
INTRODUÇÃO
O Sistema Operacional HP-UX é hoje uma das principais opções no mercado mundial de computadores. É um sistema próprio para servidores, possui alta disponibilidade e flexibilidade de gestão de segurança.
O mercado hoje tem a liberdade de escolhade uma infinidade de modelos e portes de equipamentos, dos mais diversos fabricantes, não ficando mais escravo das antigas soluções proprietárias.
Os benefícios do Sistema Operacional HP-UX aliado aos poderosos processadores dos principais fabricantes mundiais de computadores disponibilizam ao mercado as melhores soluções nos mais diversos segmentos.

MÓDULO 1.0 – ORIGEM E EVOLUÇÃO DO HP-UXO sistema operacional HP-UX foi lançado 1986 pela empresa Hewlett-Packard (HP), como sendo uma variação do sistema Unix baseado no System V. Sua primeira versão foi o HP-UX

1.0, surgiu baseado em Unix system III e logo depois em System V. O HP-UX foi projetado pela HP para a arquitetura RISC1 da Motorola, sendo um sistema operacional próprio para servidores.
RISC1 – São Processadores deConjunto Reduzido de Instruções Computacionais (‘Reduced Instruction Set Computing’). Muito mais velozes do que os processadores comuns (CISC), O termo ‘Conjunto Reduzido de Instruções’ refere-se ao número de ciclos de clock que o processador leva para selecionar uma instrução.
Processadores comuns levam vários ciclos de clock para selecionar uma única instrução. Um chip RISC, por outro lado, podeselecionar e executar uma instrução a cada ciclo de clock. Todos os comandos RISC são do mesmo tamanho, e há somente uma maneira de carregá-los e armazená-los. Além disto, uma vez que cada comando já está na forma de microcódigo, os processadores RISC não precisam de um passo extra para passar as instruções que eles recebem através de uma unidade que transforme os comandos complexos em microcódigosmais simples, ou seja, através de um compilador. Durante a compilação de software especificamente para um chip RISC, o compilador determina quais comandos não vão depender dos resultados de outros. Como estes comandos não têm de esperar por outros comandos, o processador pode executar simultaneamente até 10 comandos em paralelo. Como o processador RISC está trabalhando com comandos mais simples,seu conjunto de circuitos também pode ser mais simples. Os comandos RISC passam por um número menor de transistores em circuitos mais curtos, desta forma os comandos são executados mais rapidamente. O resultado é que os processadores RISC geralmente necessitam apenas de um ciclo do relógio da CPU por instrução. O número de ciclos necessários para completar uma operação inteira depende do número depequenos comandos que constituem essa operação. Em uma operação comparável, o tempo necessário para interpretar e executar as instruções RISC é bem menor que o tempo para se carregar e decifrar um comando CISC complexo e então executar cada um de seus componentes. Em síntese, o RISC apresenta arquitetura menos complexa, ou seja ao executar uma rotina ele não transforma as instruções em microcódigos como o CISC, ele passa a executar as instruções diretamente sem ter de reestruturá-las. Isto promove um menor consumo de ciclos de clock e conseqüentemente maior velocidade de processamento. O chip RISC pode ser fisicamente menor (ou seja, possui menos transistores) e não necessita operar em frequências tão elevadas como
as da plataforma CISC (que dissipa mais calor), portanto sua fabricaçãose torna mais barata em relação aos chips

CISC.
A primeira HP-UX, para os sistemas FOCO (Série 500S), tinha um kernel escrito em MODCAL, um Pascal modificado com extensões para programação de baixo nível. Pascal / MODCAL estava em vigor na HP para o sistema operacional no início dos trabalhos em meados de 1980. Este kernel, por sua vez, foi organizada em cima de outro kernel de nível...
tracking img