ara avaliar sua leitura, leia o trecho a seguir:

Texto

Coesão e Argumentação

O fato de o ato de escrever ser um momento em que aquele que escreve se vê sozinho frente ao papel, tendo emmente apenas uma imagem de um possível interlocutor, faz com que haja necessidade de uma maior preocupação em relação à coesão. Em geral, o aluno não sabe até que ponto deve explicitar o que tenta dizerpara que se faça compreender. Entretanto, o "fazer-se compreender" é um ponto central em qualquer texto escrito; a coesão deve colaborar neste sentido, facilitando o estabelecimento de uma relaçãoentre os interlocutores do texto. O que se busca não é um texto fechado em si mesmo, impenetrável a qualquer leitura e sim algo que possa servir como veículo de uma interação entre os interlocutores.Há ainda mais uma questão em que se deve pensar na consideração das especificidades da modalidade escrita – a argumentação. É através dela que o locutor defende seu ponto de vista. A argumentaçãocontribui na criação de um jogo entre quem escreve o texto e um possível leitor, já que aquele discute com este, procurando lhe mostrar que tipo de ideias o levaram a determinado posicionamento. Dito deoutra maneira, ao escrever um texto o locutor estabelece relações a partir do tema que se propôs a discutir e tira conclusões, procurando convencer o receptor ou conseguir sua adesão ao texto. Não sepode traçar uma distinção absoluta entre coesão e argumentação: a coesão garante a existência de uma relação entre as partes do texto que, tomadas como um todo, devem constituir um ato de argumentação.As duas noções contribuem para a constituição de um conjunto significativo capaz de estabelecer uma relação entre o sujeito que escreve e seu virtual interlocutor.

É próprio da linguagem seu caráterde interlocução. A escrita não foge a esse princípio: ela também busca estabelecer uma relação entre sujeitos. O texto deve ser suficiente para caracterizar seu produtor enquanto um agente, um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). portugues 3. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Portugues-3/32683048.html

MLA

"portugues 3" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Portugues-3/32683048.html>.

MLA 7

"portugues 3." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Portugues-3/32683048.html>.

CHICAGO

"portugues 3." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Portugues-3/32683048.html.