Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

PORTIFOLIO DAS COMPÊTENCIAS

ANABEL FERRARI SARICO RA 0901350387
ELAINE MENDONÇA DA S. LINO RA 0901414966

PROFª CÁSSIA APARECIDA MAGNA OLIVEIRA

CURSO PEDAGOGIA

BAURU2011
Apresentação Pessoal

Eu Anabel Ferrari Sarico nasci no dia 22/04/1986 em Bauru e até hoje morro ma mesma cidade, trabalho na administração de um Colégio aonde sou proprietária, essaé a minha segunda Faculdade a primeira foi Administração no IESB, com o objetivo de estar aprendendo como administrar uma empresa, e agora curso Pedagogia na Anhanguera para estar aperfeiçoando os meus conhecimentos.

Eu Elaine Mendonça da Silva Lino nasci no dia 02/05/1969 em Bauru, trabalho no Colégio Geração Serelepe há cinco anos como professora da Educação Infantil. Na minha vidaacadêmica já conclui o Magistério e estou no último ano de Pedagogia na Faculdade Anhanguera de Bauru.

Objetivo do Portfólio

Para nós ter feito este portfólio foi de extrema importância, pois pudemos entrar mais em contato com a matéria e aprimorar ainda mais nossos conhecimentos.

ETAPAS

-Texto dissertativo argumentativo, mostrando a relação dos dados interpretadosdo Inventário de Leitura , com foco na formação do professor

Ao analisar os gráficos referente à um inventário de leitura, resultante de uma sala de futuros graduandos de pedagogia, a partir de uma amostra com 34 sujeitos válidos, observou-se que 50% às vezes fazem leitura; 44% frequentemente lêem e 6% raramente lêem. Esse resultado nos remete à reflexões: O que esperar dos 50% dosfuturos educadores que às vezes lêem? O que pretendem os 6% que raramente lêem?
Em paralelo a esse resultado, ressaltamos uma pesquisa feita em 2009 pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, a qual nos revela que 30% dos brasileiros não conseguem compreender textos maiores que um simples bilhete, e que mais da metade dos que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental sãoanalfabetos funcionais, pois só conseguem entender palavras e frases curtas. Dezenas de pesquisas científicas demonstram que a leitura é um processo complexo entre o leitor e o que ele lê. Nesse sentido, indagamos: Como poderemos estimular a leitura em nossos alunos se nós não possuímos esse hábito?
Entendemos que no curso de graduação em pedagogia, as competências que envolvem o alfabetizar, perpassampela escrita, leitura e entendimento. Portanto acreditamos que no mínimo um profissional dessa área tenha como principal ferramenta a leitura. Salientamos que se na formação, apenas dependermos da aula presencial, dos livros e artigos indicados e cobrados na base de troca por pontos ou notas, indicaremos perfil de heteronomia, dependência total.
Outra pesquisa que nos chamou a atenção,realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) e o Instituto Pró-Livro, foi a de que 45% da população brasileira não lêem nenhum exemplar por ano (desses, 53% dizem simplesmente “não ter interesse” e outros 42% admitem “ter dificuldades”). Para que esse quadro seja revertido, os especialistas afirmam que os estudantes precisam gostar de ler.
- MEC- Cria prova paraajudar Estados e Municípios a selecionar professores.
Para nós essa reportagem foi de extrema importância, pois nós não tínhamos conhecimento da mesma, e a intenção do MEC já é aplicar a primeira prova em 2012, para estar formando um banco de dados dos professores, a forma será semelhante á do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e reportagem nós mostrou quais conteúdos deveremos ter maisconhecimentos como:
- Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico;
- Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem;
- Língua Portuguesa e seu ensino;
- Matemática e seu ensino;
- Historia Geografia e seu ensino;
- Ciências Naturais e seus ensinos;
- Arte e seu ensino;
- Educação Física e seu ensino

Diferentes Estilos de Aprendizagem
Os estilos de...
tracking img