Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção textual interdisciplinar em grupo
Trabalho apresentado ás disciplinas de: Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento , Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. As respectivas professoras: Profª. Okçana Battini, Profª. Marcia Bastos, Profª. Bernadete Strang, Profª. Daniele Fioravante
Nova Lima
2011
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
1INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é propor uma discussão acerca do homem enquanto sujeito e construtor de uma sociedade, e os meios historicamente utilizados por ele, seus mitos, sua linguagem na construção desta sociedade.
Queremos neste trabalho responder as seguintes perguntas: Como o homem em determinados momentos históricos vai seconstruindo enquanto sujeito e constrói sua cultura e sociedade? Como podemos fazer uma relação entre mito e cotidiano? Como a aquisição da linguagem pelo sujeito pode ajudar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos dos quais se insere?
Por conseguinte, queremos relacionar as respostas dessas perguntas acima, interligando-as com a nossa impressão acerca do filme de Manoel de Oliveira, denominado “Umfilme falado” que conta a viagem de uma professora de História, e sua pequena filha, do Porto de Lisboa a Bombaim na Índia, apresentando a trajetória da constituição do Ocidente. A cada grande cidade ou local de evento relevante, a professora relata a criança os feitos políticos, os principais combates, os atos de resistência, a grandiosidade da arte, os mitos, a linguagem da nossa sociedade.
Ofilme de Manoel de Oliveira, lançado em 2003, guarda bons momentos de silêncio na observação de arquiteturas ou esculturas, no navio que rompe o mar. Mas, como deixa claro o título da película, o falar predomina, expõe tanto o brilhantismo como as fraturas da civilização ocidental.
2DESENVOLVIMENTO
A história do homem é a história da própria cultura. O processo de hominização dá-se através dacultura, assim como a cultura traduz esse processo, a princípio orgânico e posteriormente social. A cada fase do desenvolvimento humano, a cultura projeta o nível desse desenvolvimento, que só foi capaz de ocorrer devido a essa ação do homem sobre a sua realidade, com os desafios e obstáculos presentes em cada momento histórico. A cada momento desse desenvolvimento, a cada criação humana, o homem foiaperfeiçoando-se e transformando a realidade e a sua própria existência. Essa transformação do modo de existência tornou o homem um ser produtor, a princípio inconsciente e depois consciente, de si mesmo.
A construção da sociedade ocorre devido a necessidade do homem na ação coletiva da realização do seu ser, o que significa a passagem à etapa social da produção da cultura e sua diversificaçãopor efeito da aquisição cada vez mais vultosa de conhecimentos. A sociedade é fruto da natureza do homem, aliada à participação da vontade e inteligência humana.
O homem, ao procurar a ordem no mundo, cria tanto o mito como a filosofia. Muitos povos da antigüidade experimentaram o mito, que é um pensamento por imagens. Os gregos também fizeram a experiência de ordenar o mundo por meio do Mito. Estesperceberam que o Mito era um jeito de ordenar o mundo.
São nas experiências do dia-a-dia, nos sucessos e nos fracassos que se fazem notar o imbatível otimismo do ser humano, em outras palavras, sua vontade de acreditar. Desde tempos remotos os fenômenos da natureza, o respeito pela vida e morte e a não compreensão de determinados eventos naturais e físicos contribuíram para a criação de lendas,mitos e crendices.
O Mito (Mythos) é narrado pelo poeta-rapsodo, que escolhido pelos deuses transmitia o testemunho incontestável sobre a origem de todas as coisas, oriundas da relação sexual entre os deuses, gerando assim, tudo que existe e que existiu. Os mitos também narram o duelo entre as forças divinas que interferiam diretamente na vida dos homens, em suas guerras e no seu dia-a-dia, bem...
tracking img