Portifolio portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Viver em sociedade
O Convívio social acontece desde o início da vida do indivíduo, na família, com os amigos, nas relações de trabalho e de lazer. A vida em grupos ou em pequenas comunidades é algo que caracteriza a humanidade desde a existência do ser humano no planeta. Como já foi observado, desde a pré-história, temos registro da vida em sociedade.
O texto a seguir vai nos permitiridentificar alguns dos motivos dessa vida em sociedade.
O homem é um animal que não vive sozinho, pois todo ser humano, desde que nasce até o momento em que morre, precisa da companhia de outros seres humanos. Foi observando isso que o filósofo grego Aristótoles escreveu que um homem é um animal político, pois é a própria natureza humana que exige a vida em sociedade.
É importante lembrar que não é sópara atender as suas características materiais que o homem se relaciona, na realidade, o homem é o único ser que durante vários anos depois do nascimento não consegue obter sozinho seus alimentos para sua própria sobrevivência. E no mundo moderno isso está cada vez mais difícil, uma vez que a sociedade humana se organizou de tal modo que a grande maioria passa a vida toda consumindo alimentosproduzidos pelos outros.
Mas ao lado disso é preciso ressaltar que mesmo o homem mais rico, que tenha dinheiro para comprar e armazenar em casa os alimentos suficientes para toda a sua vida, mesmo esse homem não consegue viver sozinho, não é só porque necessita dos serviços dos outros para sua manutenção de sua casa, o preparo dos alimentos e o cuidado de sua saúde, mas porque todo ser humano temnecessidades afetivas, psicológicas e espirituais, que só podem ser atendidas com ajuda e a participação dos seres humanos.
Assim, portanto, a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana, não se podendo falar do homem como indivíduo sem lembrar que não sobrevive sozinho, mas está sempre relacionado com outros indivíduos.
Pode – se resumir essa ideia dizendo que o home é um ser socialpor natureza e, por isso, tudo que ele tem ou realiza é tido ou realizado em sociedade.

1.) Segundo o autor, quais são os motivos que justificam a vida em sociedade?
O homem não consegue viver sozinho, todos precisam viver em sociedade para poder manter as necessidades necessárias para os seres humanos.
2.) O que significa dizer que “o indivíduo não vive sozinho”.
Significa que ninguémconsegue sobreviver sozinho sem a companhia de outra pessoa, não só por necessidades físicas que nosso corpo necessita, mas sim pelos sentimentos.

II. As meninas de Midnapore

Amala e Kamala eram duas meninas que foram descobertas em 1921 numa caverna da índia, vivendo entre lobos. Essas crianças, que na época tinham aproximadamente quatro e oito anos, foram confinadas a um asilo e passaram a serobservadas pelos estudiosos. Amala, a mais jovem, não resistiu à nova vida. A outra, porém, viveu mais uns oito anos. Ambas apresentaram hábitos alimentares bastante diferentes dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida antes de toca – lãs dilaceravam os alimentos com os dentes, poucas vezes fazendo o uso das mãos como instrumentos para beber e comer. Possuíam agudasensibilidade auditiva e desenvolvido olfato para carne. Para se locomover, apoiavam – se sobre as mãos e os pés, adotando a marcha quadrúpede, como faziam seus antigos companheiros, os lobos. Kamala levou seis anos para utilizar a marcha ereta.
O professor Singg, observador e estudioso de inúmeros casos semelhantes ao das meninas de Midnapore, afirmou que tais crianças, geralmente, não chegam adesenvolver um sistema de linguagem semelhante à fala humana, limitando – se a sua comunicação a gritos e sons que muito se identificam aos animais. (TELES,A. Xavier. Estudos sociais. In: Duarte, Gleuso Damaceno. Conjunto atual em OSPB.)

1.) Quais as características, semelhantes as dos lobos, que podemos identificar no comportamento das meninas?
O modo de se locomover, o modo que se alimentavam...
tracking img